The news is by your side.

Ministro se reúne com governador e lança programa federal em Cuiabá nesta segunda-feira

0

O ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, lança nesta segunda-feira (07) em Cuiabá o Programa Nacional de Serviço Civil Voluntário. Antes do evento marcado para as 9 horas, ele se reúne com o governador Mauro Mendes, secretários e prefeitos no Palácio Paiaguás. Depois de Cuiabá, ele segue para Goiânia para lançar o projeto em Goiás.

A comitiva do ministro é composta pelo deputado federal José Medeiros (Podemos), vice-lider do governo na Câmara Federal, e o deputado federal Vitor Hugo (UB-GO).

Instituído em janeiro deste ano, o Programa Nacional de Serviço Voluntário é um dos principais instrumentos de inclusão de jovens de 18 e 29 anos e de trabalhadores acima de 50 anos no mercado de trabalho. De acordo com Medeiros, o impacto da pandemia na economia brasileira reduziu milhares de postos de trabalho e as empresas ainda estão em processo de recuperação.

“Por isso, que esse programa nacional tem um papel fundamental, principalmente na transferência de renda. Ele oportuniza que as prefeituras de Mato Grosso e de todo o país contratem esses trabalhadores em regime de meio turno, com uma renda e benefícios. Além disso, o programa prevê cursos de qualificação por meio do Sistema S. Eles serão ofertados de acordo com a demanda local. Essas e outras ações do governo do presidente Bolsonaro estão contribuindo para amenizar os impactos sociais causados pela pandemia do Covid-19”, destaca Medeiros.

O Programa Nacional de Serviço Civil Voluntário vai priorizar jovens e trabalhadores que estão fora do mercado de trabalho há mais de dois anos e garantir uma jornada de trabalho de meio período, uma bolsa salário (que deve observar o valor do salário-mínimo hora), vale transporte e seguro de acidentes pessoais. Os municípios que optarem por participar do programa irão se encarregar da organização local das atividades de interesse público e do pagamento da bolsa qualificação, devendo observar a regulamentação do programa. A participação dos municípios é voluntária, a depender de sua capacidade de execução. O programa terá duração até 31 de dezembro de 2022.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação