The news is by your side.

Sem autorização, deputada do PT exalta Lula e faz discurso político em escola

0

Gazeta do Povo

 

Mesmo sem autorização da diretoria de uma escola estadual de João Pessoa, na Paraíba, a deputada estadual Estela Bezerra (PT) compareceu a um evento da instituição sobre o Dia da Mulher, realizado nesta terça-feira (8), pegou o microfone – interrompendo a apresentação que estudantes haviam programado – e ficou por mais de dez minutos fazendo um discurso político. Em sua fala, ela exaltou o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), criticou outros governos e divulgou seu próprio trabalho parlamentar.

Tanto a deputada petista quanto a diretora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Paraíba (Sintep-PB), vinculado à Central Única dos Trabalhadores (CUT), chegaram a ser convidadas por professoras que organizaram o evento. Para evitar a politização do ato, a diretoria da escola não aprovou a presença das ativistas e retirou o convite feito anteriormente. Mesmo assim, Estela Bezerra compareceu à comemoração.

Durante a fala, a diretora da escola pediu várias vezes à deputada que encerrasse o discurso e devolvesse o microfone. Em um momento, um dos alunos pede o microfone e explica que as alunas que estavam fazendo a apresentação gostariam de falar. Uma professora retira o equipamento da mão do aluno e devolve à deputada, que segue falando.

A diretora, então, tenta pedir à deputada que permita que os alunos sigam com a programação. “Você não vai poder tomar o microfone da minha mão. Ninguém pode fazer isso”, disse a parlamentar à diretora, virando-se de costas e prosseguindo a fala. Em outro momento, ela diz aos alunos: “O microfone é de vocês. Vocês começaram, vocês falaram, vocês fizeram o que tinham que fazer e vão encerrar a atividade, apenas contando com a participação de uma convidada e de algumas convidadas que são pessoas importantes”.

Após o evento, a escola publicou em sua conta no Instagram uma mensagem crítica à ação truculenta da deputada: “Elas [as alunas] trabalharam, elas se programaram, elas ensaiaram para ao final não termos seguido o programado, o trabalhado, o ensaiado e sermos caladas. As alunas tinham muito a dizer, elas tinham muito a mostrar, elas tinham muito a ensinar”.

Pais e alunos reprovam conduta da parlamentar

No mesmo dia do evento, a escola divulgou uma nota informando que uma postagem anterior nas redes sociais com a divulgação da presença da deputada petista havia sido feita sem a autorização da diretoria e que estavam programadas somente palestras com mulheres e alunas da escola. No vídeo da fala da deputada é possível perceber a divergência entre as professoras que organizaram o evento – que chegam a motivar os alunos a pedir em coro que a petista continue a falar.

Nas redes sociais da escola, pais e alunos questionaram a atitude da deputada. “Escola não é lugar para se discutir política”, disse uma aluna. “Só quem estava na escola viu o desrespeito dessa deputada com todos da escola”, disso outro estudante.

“Estou aqui revoltada. Sou mãe de aluno, e meu filho não precisa ver violência onde é para ter respeito e educação. O que houve na escola foi uma total falta de respeito com a mulher, sim, pois o assunto não era política”, afirmou a mãe de um estudante.

Em nota, a diretora agradeceu o apoio dos pais e alunos que se manifestaram contra o ato da parlamentar. “Tumulto aqui não! Aqui não é palanque de disseminação de mentiras e demagogias”, disse a gestora.

Deputada diz que houve “censura”

Após o evento, Estela Bezerra divulgou uma nota na qual diz ter sido censurada. “Infelizmente tentaram prejudicar o nosso direito à fala e o direito das alunas e alunos presentes de ouvir e interagir. Numa atitude desrespeitosa não só com as convidadas, estudantes e demais presentes, nosso mandato sofreu uma tentativa de constrangimento e de cerceamento da palavra”.

O Sintep-PB também divulgou uma nota em que alega ter havido censura e diz que a retirada do convite à palestra teria sido uma orientação da Secretaria de Educação do estado.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação