The news is by your side.

EUA apelam ao Brasil por aumento na produção de petróleo

0

Da Redação

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse que o Brasil produzirá mais petróleo. Trata-se de uma resposta do governo federal ao apelo dos EUA, feito pela secretária de Energia daquele país, Jennifer Granholm, por causa da ordem do presidente Biden de proibir a importação do petróleo russo.

Albuquerque e Jennifer se falaram por meio de videoconferência na semana passada para discutir os impactos da invasão da Ucrânia pela Rússia. Durante a reunião, a secretária norte-americana salientou a necessidade de o mundo aumentar a produção de petróleo e, assim, evitar riscos de desabastecimento.

“Ela me perguntou se o Brasil poderia fazer parte desse esforço, e eu falei ‘claro que pode’”, disse Albuquerque, em entrevista ao jornal Valor Econômico, publicada nesta segunda-feira (14). “Estamos aumentando a produção, enquanto a maioria dos países da OCDE, reduziu”, observou o ministro.

Albuquerque explicou que os estoques de diesel nos EUA estão 20% abaixo da capacidade. Segundo ele, até os países do Oriente Médio foram afetados, perderam 40% dos estoques desse combustível. O ministro disse ainda que montou um comitê para monitorar o armazenamento de petróleo no país.

Conforme o ministro, discutiu-se ainda na reunião que os países da OCDE vão liberar 60 milhões de metros cúbicos de petróleo nos próximos dois meses. Metade desse volume virá dos EUA para tentar evitar a volatilidade do preço do petróleo no mundo, principalmente no mundo ocidental.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação