The news is by your side.

Ditadura cubana condena 128 pessoas por protestos com penas de até 30 anos

0

 

A Justiça de Cuba condenou 128 pessoas à prisão pelas manifestações que ocorreram no país em julho de 2021, durante protestos em décadas na ilha. O comunicado foi feito na quarta-feira (16) pelo Tribunal Supremo de Cuba.

Nos julgamentos, realizados entre 14 de dezembro e 3 de fevereiro, foram julgados os participantes dos protestos nos bairros das cidades cubanas de Diez de Octubre e La Güinera.

No total, 129 pessoas foram julgadas, das quais apenas uma foi absolvida. Enquanto isso, 128 réus foram considerados culpados de crimes de sedição e furto. Entre eles, Dayron Martín Rodríguez e Miguel Páez Estiven foram condenados a 30 anos de prisão, acrescentou a nota. Outros 126 envolvidos nos atos pegaram penas que vão de seis a 26 anos de prisão.

Os réus foram “acusados de cometer e provocar graves perturbações e atos de vandalismo, com o objetivo de desestabilizar a ordem pública, a segurança coletiva e a tranquilidade cidadã”, segundo o Tribunal Supremo.

A ditadura cubana informou em 25 de janeiro que 790 pessoas, incluindo 55 menores de 18 anos, foram acusadas pelas manifestações de julho. E outras 172 foram condenadas até agora.

 

Com AFP

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação