The news is by your side.

Estudante de Poconé conquista 2º lugar em campeonato mundial de dança árabe

0

Da redação

A estudante Sophia Moraes, de 13 anos, de Poconé, a 103 km de Cuiabá, conquistou o 2° lugar na categoria de dança árabe em uma disputa mundial sediada na Argentina, competindo com outras candidatas de 66 países. O evento ocorreu de forma online, conforme tem sido desde o começo da pandemia.

O campeonato Azul Fest World Championship ocorreu em dezembro do ano passado, mas nesta semana a conquista da jovem poconeana repercutiu nas redes sociais.

Ao jornal, a mãe dela, Jozaine Moraes, contou que a filha começou cedo nessa arte e que sente orgulho da conquista.

“Ela sempre gostou de dança, de participar de todos os eventos escolares. Ela sempre foi dedicada na dança. Estamos todos felizes com a conquista dela”, disse.

Sophia começou a dançar em 2019, quando conheceu o grupo do professor Gabriel Gomes. Por causa da pandemia, as danças em grupo foram suspensas, mas ela continuou treinando de forma solo, em casa.

desempenho. Segundo ele, a dança exige esse contato e interpretação direta com o público.

“Ela coloca a expressão em cada passo, gesto e cada movimento que faz. É como se ela literalmente falasse através dos movimentos. Esse é o diferencial dela”, explicou.

A dança árabe é cercada por preconceitos no estado. Segundo Gabriel, as pessoas se enganam ao associar os movimentos como se fosse algo sensual. Na cultura árabe, os passos e gestos são considerados sagrados.

“Tem um movimento que se parece com a forma do número 8. Muitos acham que é sensual, mas não é. Isso é sagrado porque representa o infinito”, disse.

Com a conquista do título, Sophia e o professor planejam ampliar as aulas de dança para que a arte chegue até outras crianças.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação