The news is by your side.

Suzuki entrará no negócio de ‘carros voadores’ com SkyDrive

0

Da Redação

A SkyDrive, fundada em 2018, é uma das principais fabricantes de veículos voadores do Japão, bem como a única empresa do país a realizar voos de teste tripulados com sucesso. Atualmente, os drones de carga da empresa já são utilizados em diversas obras realizadas no Japão, pois são capazes de transportar cargas de até 30 quilos em terrenos difíceis.

A Suzuki acaba de anunciar a aliança com a SkyDrive para a comercialização de ‘carros voadores’. De fato, a SkyDrive está atualmente desenvolvendo um compacto voador de dois lugares com propulsão elétrica e planeja produzi-lo em massa. Não se sabe ainda se a Suzuki também colaborará neste veículo específico.

No caso do SkyDrive SD-03 Cartivator monolugar, que já passou na fase de testes, seus criadores explicam que ele foi projetado para operar em áreas metropolitanas densamente povoadas e que as reservas de voos podem ser feitas a partir de um smartphone. Uma vez aprovada a reserva, o SD-03 voará de forma autônoma até o local acordado, para que o passageiro possa ser transportado, também de forma autônoma, até o local solicitado. A aeronave pesa 400 quilos, atinge velocidade máxima de 50 km/h e altura de até 150 metros, e tem uma autonomia máxima de 10 minutos. Mede 4 metros de comprimento por 4 de largura e 2 de altura, e voa graças a 8 hélices, cada uma movida por seu próprio motor elétrico, alimentado por baterias. Quanto aos seus dispositivos de segurança, segundo a SkyDrive, o sistema DEP (Distributed Electric Propulsion) garante que o SD-03 possa continuar voando até o pouso mesmo que um ou dois dos motores ou hélices falhem. Além disso, possui uma barra estabilizadora sólida para proteger o ocupante.

Olhando para o futuro, sabe-se que ambas as empresas começarão a estudar a possibilidade de colaborar nas áreas de negócios e tecnologia, que incluem projetos de P&D, planejamento de sistemas de manufatura e produção em massa ou desenvolvimento de mercados no exterior, com foco inicial na Índia, ao mesmo tempo que pretende garantir a neutralidade carbónica.

A SkyDrive pretende iniciar o serviço de táxi aéreo em 2025 durante a World Expo em Osaka, no Japão, para posteriormente estender a iniciativa a outras regiões do país. Por sua vez, a Suzuki explica sua aliança com base em seu próprio lema: “Desenvolver produtos de valor superior com foco no cliente”. E é que a marca atualmente oferece produtos em três áreas de mobilidade: carros, motocicletas e motores de popa. Com esse novo flanco que eles abrem ao se associarem à SkyDrive, a empresa japonesa busca explorar e adicionar carros voadores como um quarto negócio de mobilidade.

Os chamados carros voadores são oficialmente conhecidos como aeronaves eVTOL (decolagem e aterrissagem vertical elétrica). Os eVTOLs são caracterizados por sua eletrificação, seu piloto automático autônomo e sua decolagem e pouso vertical. O desenvolvimento desses veículos está sendo promovido em muitos países, mas principalmente no Japão, onde o Conselho Público-Privado para a Revolução da Mobilidade Aérea, que foi criado em 2018, já realizou diversas reuniões para avançar no processo.

O projeto também deve lançar as bases para serviços de táxi em áreas urbanas, novos meios de transporte para ilhas remotas e áreas montanhosas e transporte de emergência em desastres. Tanto o Ministério da Economia, Comércio e Indústria quanto o Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo do Japão formularam um roteiro para o início da atividade em 2023, embora a implantação em larga escala dessa tecnologia esteja prevista para 2030.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação