The news is by your side.

As características que distinguem as pessoas superdotadas

0

Da Redação

O que é superdotação intelectual? Em suma, uma pessoa superdotada seria qualquer pessoa que alcançasse uma pontuação superior a 130 pontos em um teste de inteligência, e devemos ter em mente que essa inteligência superior não pode ser adquirida, mas sim ‘dada como padrão’. 

Os superdotados às vezes enfrentam muitos mal-entendidos, especialmente crianças que estão em ambientes educacionais tradicionais e que podem ser rotulados como estranhos. Como a superdotação permanece pouco compreendida, às vezes há uma falha em criar desafios para esses talentos brilhantes.

É claro que, embora cada pessoa seja diferente, o Davidson Institute observa que as pessoas superdotadas exibem uma série de tendências comuns: compreensão rápida, compreensão intuitiva dos fundamentos, tendência à complexidade, necessidade de precisão, altas expectativas, interesses divergentes e um senso peculiar de humor. Em geral, conforme relatado por ‘Psychology Today‘, eles mostram um desenvolvimento assíncrono, estando visivelmente à frente em algumas áreas e sendo medianos ou até atrasados ​​em outras. É difícil saber onde eles se encaixam, e os ambientes educacionais geralmente não são projetados para acomodar suas diferenças.

Embora existam muitas coisas que contribuem para o talento, já que há algum tempo se considera que não temos uma, mas diferentes tipos de inteligência, além de fatores genéticos ou mesmo educação, uma área-chave também é a personalidade. As pessoas superdotadas são diferentes, em termos de personalidade, daqueles indivíduos ‘não-dotados’?

Em High Ability Studies, os pesquisadores Ogurlo e Özbey conduziram uma análise para ver onde os talentosos se encaixam nos cinco grandes traços de personalidade: extroversão, consciência, abertura à experiência, neuroticismo e amabilidade. Com uma amostra de 8.000 pessoas e usando métodos estatísticos sofisticados, eles compararam medidas de personalidade entre grupos superdotados e não superdotados para ver quais traços de personalidade estavam significativamente correlacionados com o talento. Não houve grandes diferenças entre eles, mas a abertura à experiência se correlacionou mais fortemente com o talento.

Parece, portanto, que a abertura à experiência é um componente chave da inteligência, pois contribui para a criatividade e a capacidade de considerar múltiplas opções e perspectivas para abordar a vida, resolver problemas e compreender situações complexas. Ele se encaixa com a tendência observada que as pessoas talentosas têm para a complexidade e o pensamento divergente, e a capacidade notável e às vezes estranha que eles têm de observar coisas que outros nunca notariam ou sequer imaginariam. Sem mencionar o senso de humor peculiar, que pode ser uma faca de dois gumes.

Curiosamente, enquanto as pessoas superdotadas às vezes carregam o estereótipo de serem mais desajeitadas ou desajustadas, características relacionadas (neuroticismo, menos extroversão ou amabilidade) não se correlacionam com o talento. O estudo pode ser o futuro para crianças superdotadas: muitas abordagens educacionais mais recentes incluem uma pedagogia projetada para cultivar a imaginação, a criatividade ou o pensamento lateral. Pesquisas futuras poderiam tentar entender se uma mente aberta pode ser adquirida, bem como tentar dissipar os mitos e estigmas que podem ser obstáculos para os superdotados, bem como ajudar a desenvolver os recursos necessários para que a sociedade possa se beneficiar melhor da mente brilhante dessas pessoas.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação