The news is by your side.

Nanossatélite da Universidade de Brasília é colocado em órbita pela SpaceX

0

Da Redação

A SpaceX, empresa espacial do bilionário Elon Musk, iniciou nesta sexta-feira (1º), uma nova missão destinada a levar pequenos satélites ao espaço. Entre eles, um nanossatélite desenvolvido por alunos de engenharia e professores da Universidade de Brasília (UnB).

Chamado AlfaCrux, o projeto pretende testar e demonstrar na órbita da Terra experimentos de comunicação via satélite. O lançamento ocorreu em Cabo Canaveral, na Flórida, nos Estados Unidos.

Os dados coletados serão disponibilizados via internet e poderão ser utilizados para pesquisas sobre a comunicação de radioamadores, comunidade, inclusive, que deve auxiliar a UnB no monitoramento do “CubeSat”.

A Agência Espacial Brasileira (AEB) destaca que, além dos resultados científicos que são aguardados, a parceria entre o ambiente universitário e a SpaceX é uma grande oportunidade de capacitação de estudantes em todo o ciclo de desenvolvimento de uma missão espacial.

A diretora substituta da Diretoria de Gestão de Portfólio da AEB, Fernanda Lins, comemorou a iniciativa. “A solução é importante para realidades como a do país, com um território muito extenso e que possui áreas remotas nas quais ainda não há uma infraestrutura sofisticada de comunicação.”

O projeto

Financiado pelo governo do Distrito Federal por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), o AlfaCrux é uma missão radioamadora e educacional para proporcionar uma experiência prática a alunos e professores no processo completo de desenvolvimento e operação de um missão espacial.

A parceria entre a UnB e a SpaceX também conta com o apoio institucional da Agência Espacial Brasileira. Os dados coletados estarão disponíveis via internet e podem ser utilizados para diversas aplicações: estudo de diferentes métodos de comunicação de baixa taxa de dados, caracterização de fontes de interferência e efeitos de propagação atmosférica.

 

Com informações da Agência Brasil

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação