The news is by your side.

Aniversário de Cuiabá é dia útil de trabalho, esclarece CDL

Da redação

No próximo dia 08 de abril a capital de Mato Grosso irá celebrar 303 anos de fundação. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá) lembra a todos que a data, exclusivamente neste ano, será dia útil de trabalho, já que o governo municipal buscando minimizar os impactos causados no setor do comércio em geral durante o período da pandemia da Covid-19, por meio do decreto de número 8.499, de 23 de junho de 2021 manteve como dias úteis os feriados municipais de 2021, citados no decreto de número 8.289/2020, bem como os feriados municipais previstos para 2022, ficando excluídos naquele momento os feriados municipais religiosos.

As normativas foram ratificadas para a população em novo Decreto de nº 8.888, de dezembro de 2021 para os feriados deste ano, porém tornando dia útil também o feriado religioso comemorado no dia 08 de dezembro (Nossa Senhora de Imaculada Conceição).

“Essa medida é importante para conseguirmos manter um melhor equilíbrio financeiro para as empresas, já que durante o mês de abril teremos o feriado prolongado do dia 15 (Sexta-feira da Paixão de Cristo) e também o feriado nacional de Tiradentes que será comemorado no dia 21 (quinta-feira).

Cada dia não trabalhado pode refletir, em média, 5% de menos receitas financeiras para a empresa, em alguns casos, principalmente nos chamados feriados prolongados, esse percentual pode chegar a 7% e sabemos que independente da abertura ou não, o empresário precisa honrar os seus compromissos, tais como aluguel, folha de pagamento e impostos”, explicou o superintendente da CDL Cuiabá, Fábio Granja.

Diante dos decretos publicados, a CDL Cuiabá reforça que dia 08 de abril (aniversário de Cuiabá) será dia útil, ou seja, dia normal de trabalho.

Quanto à abertura dos bancos e repartições públicas municipais e estaduais no aniversário da capital, a CDL Cuiabá está em fase de diálogo com as autoridades para que possam também abrir normalmente, tendo em vista de que se trata de um dia útil de trabalho. A instituição aguarda retorno das solicitações.

Já no dia 15 de abril (Sexta-feira da Paixão de Cristo), conforme Convenção Coletiva de Trabalho com abrangência em Cuiabá e Várzea Grande, o colaborador não poderá ser convocado para dia de trabalho. No dia 21 de abril (Dia de Tiradentes) o funcionário poderá ser convocado, porém terá direito a receber hora de trabalho em dobro.

Comentários

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar consulte Mais informação