The news is by your side.

Todas as pessoas de olhos azuis estão ligadas ao mesmo ancestral

0

O teste de DNA é uma daquelas peças que a internet viralizou em algum momento, justamente no momento em que toda uma geração (ou talvez mais de uma) espalhou a frase: “Somos de um lugar chamado mundo”.

Quem sou eu, de onde sou, por que sou assim?

Nosso físico é apenas o começo de uma jornada absolutamente estrelada, da altura à cor da nossa pele ou dos nossos olhos. Sim, é verdade que os olhos são o espelho de nossos ancestrais.

“Originalmente, todos nós tínhamos olhos castanhos”, diz o professor Hans Eiberg, membro do Departamento de Medicina Celular e Molecular da Universidade de Copenhague. Você tem olhos azuis? Uma equipe de pesquisadores liderada por Eiberg traçou uma mutação genética que ocorreu entre 6.000 e 10.000 anos atrás e é a causa dela.

Fonte: iStock

Todas as pessoas de olhos azuis que vivem no planeta hoje e todos que já viveram, compartilham muito mais do que a cor de seus olhos. Mais claro, mais escuro, o azul surgiu de uma mutação genética que afetou o gene OCA2 no cromossomo humano. Então houve um “interruptor que literalmente ‘desligou’ a capacidade de produzir olhos castanhos”.

Segundo Eiberg, o gene OCA2 codifica a chamada proteína P, que está envolvida na produção de melanina, pigmento que dá cor aos nossos cabelos, olhos e pele. No entanto, o “switch”, que está localizado no gene adjacente ao OCA2, não desliga o gene completamente, mas limita sua ação para reduzir a produção de melanina na íris, efetivamente “diluindo” os olhos castanhos em azuis. Aqui está a resposta: Pessoas com olhos castanhos têm uma variação individual considerável na área de seu DNA que controla a produção de melanina.

Para chegar lá, o professor Eiberg e sua equipe examinaram o DNA mitocondrial e compararam a cor dos olhos de indivíduos de olhos azuis em países tão diversos quanto Jordânia, Dinamarca e Turquia. Suas descobertas são as últimas em uma década de pesquisa genética, que começou em 1996, quando ele próprio implicou pela primeira vez o gene OCA2 como responsável pela cor dos olhos.

As constantes mudanças da natureza

Esta mutação de olhos castanhos para azuis não é positiva nem negativa, é simplesmente uma entre muitas outras: cor de cabelo, calvície, sardas e pintas… e uma infinidade delas que compõem a diversidade humana. Como diz o professor Eiberg: “Isso apenas mostra que a natureza está constantemente embaralhando o genoma humano, criando um coquetel genético de cromossomos humanos e experimentando diferentes mudanças à medida que avança”.

Fonte: iStock

Ainda outra mudança é, de fato, a variação na cor dos olhos de marrom para verde. Nesse caso, a explicação estaria na quantidade de melanina na íris, enquanto as pessoas de olhos azuis apresentam apenas um pequeno grau de variação na quantidade de melanina nos olhos. “A partir disso, podemos concluir que todos os indivíduos de olhos azuis estão ligados ao mesmo ancestral”, conclui Eiberg: “Todos eles herdaram o mesmo interruptor exatamente no mesmo lugar em seu DNA”.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação