The news is by your side.

Por que os antigos rituais de beleza voltaram?

0

Mais uma vez, devemos recorrer à famosa frase atribuída a Oscar Wilde, embora talvez algo assim nunca tenha saído de seus lábios: a moda é tão feia que deve ser alterada a cada seis meses. É por isso que as coisas que nunca pensamos que sentiríamos falta em nosso guarda-roupa estão de volta: ombreiras, calças boca de sino, boleros e outras aberrações.

Embora os seres humanos antigos nos pareçam distantes e impenetráveis, seus monumentos, coisas estranhas e suas guerras, problemas de mundos diferentes, provavelmente o que mais nos chama a atenção são suas tradições e rituais. Os museus arqueológicos estão cheios de pentes, espelhos ou pinças, como brinquedos para crianças, e precisamente esses objetos que os humanos contemporâneos continuam a usar hoje são os que nos aproximam um pouco daqueles que nos precederam. Eles nos mostram que eles não eram, afinal, tão diferentes, apesar do fato de que no Japão durante o século X virou moda escurecer os dentes com uma mistura de limalha de ferro e vinagre, ou uma das características mais típicas de Cleópatra parece ser o banho com leite de jumenta.

Embora a moda dos dentes pretos não pareça se repetir por enquanto, muitos rituais de beleza e gastronômicos que pareciam perdidos na pura passagem do tempo estão voltando. Um exemplo disso é o kombucha: a bebida da moda (certamente você já ouviu falar), feita de chá fermentado, é tomada na Ásia há nada mais e nada menos que 2.000 anos.

Kombucha, a bebida da moda com mais de 2.000 anos.

O óleo de rosa, com longa história no Oriente Médio, também tem mais de 2.000 anos e é usado hoje por suas vitaminas, minerais e antioxidantes que hidratam a pele, além de servir como anti-inflamatório e usado para acalmar a pele irritada. A cúrcuma, que também viu sua fama florescer nos últimos tempos, tem uma origem que remonta há 4.500 anos e, na Índia, os noivos aplicam a cúrcuma nas mãos e no rosto antes do casamento, como símbolo de purificação e como bênção, de acordo com um artigo recente publicado na BBC. Enquanto isso, no Marrocos, as mulheres colhem o precioso óleo de argan, que os ocidentais consomem e veem anunciados em todos os lugares.

Uma das causas é a globalização. O vírus nos conscientizou do que significa viver em um mundo completamente globalizado, e a guerra na Ucrânia explodiu em nossos rostos ao nos mostrar que, pela primeira vez na história da humanidade, podemos observar os bombardeios nas redes sociais em outra parte do mundo ao vivo e direto. Talvez seja aterrorizante, e terá seus prós e contras, mas certamente é uma demonstração do mundo hiperconectado em que vivemos: independentemente da cidade do mundo onde você está, você pode tomar uma Coca-Cola, um pouco kombucha ou compre óleo de argan.

 as há algo além da famosa globalização. Como Armarjit Sahota, presidente e fundador da Ecovia Intelligence em 2021 explicou ao Cosméticos Design Europe: “Temos ingredientes cada vez mais sustentáveis. Muitos pioneiros da beleza natural e orgânica queriam desenvolver produtos que fossem melhores para a saúde e o meio ambiente. Na primeiro eles eram baseados em plantas, mas como a sustentabilidade se tornou uma grande parte da indústria, novas iniciativas surgiram. Não é mais apenas sobre natural e orgânico, é também sobre questões verdes”.

Ele também indica que isso não aconteceu de repente, mas que o COVID-19 e a aceleração das crises climáticas são algumas das coisas que marcaram pontos de virada: “É hora de os humanos reconhecerem que devemos existir em simbiose com o planeta”. Desenterrar e explorar antigos costumes que antes eram inspirados na natureza e em ingredientes naturais como forma de restaurar o equilíbrio e se conectar com o que importa no mundo é primordial. Essa é a razão pela qual surgiram tantas práticas exóticas.

Gua sha: luta contra o tempo com o golpe de uma pedra (pomes).

Por exemplo, aromaterapia, ou cuidados com a pele com óleos essenciais de palmarosa, jasmim ou olíbano, baseados em parte no Ayurveda indiano (medicina pseudocientífica tradicional do país, amplamente praticada também no Nepal). Como Katerhyn Bishop explica à BBC, algumas dessas práticas “precedem o Antropoceno, quando o impacto dos humanos na Terra ultrapassou a natureza”.

No plano antropológico é um pouco mais complexo. A nostalgia de tempos passados ​​em momentos de crise também pode ter muito a ver com essas práticas ancestrais, porque, atualmente, acredita-se que qualquer tempo no passado era melhor do que agora. Rotinas simples como o gua sha chinês (técnica de massagem facial) estão atualmente em ascensão no Ocidente. A prática tradicionalmente envolvia o uso de uma pedra do tamanho de uma mão, geralmente feita de quartzo ou jade, para melhorar a circulação sanguínea e aliviar doenças musculares. A indústria da beleza ocidental simplesmente a adotou.

Aquela velha percepção de que aqueles que vieram antes de nós eram mais estúpidos parece estar desmoronando. A ciência moderna mostrou que os astecas estavam certos quando, pelo menos 700 anos antes da chegada dos colonizadores espanhóis, usaram o chamado temazcal: um ritual ancestral baseado em um banho de vapor realizado em cabanas vulcânicas. Eram algo como estruturas abobadadas feitas de rocha vulcânica que ajudavam a melhorar o trato respiratório ou mesmo o sistema digestivo. As saunas hoje colhem benefícios semelhantes.

Em suma, não se pode falar de uma única resposta, mas sim de uma mistura de diferentes situações e problemas muito atuais que, paradoxalmente, levaram a uma confiança cega no que funcionou no passado. Talvez isso ocorra porque não somos tão diferentes, pois desde o tempo de Gilgamesh todos procuramos a mesma coisa: retardar a passagem do tempo para continuar vagando por esta Terra.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação