The news is by your side.

CPI do Leite ouve secretário e presidente do Indea nesta quarta-feira

0

Da Redação

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Cesar Miranda e a presidente do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT), Emanuele Gonçalina de Almeida serão ouvidos pela CPI do Leite, que apura possíveis infrações de ordem econômica na cadeia produtiva do leite e seus derivados em Mato Grosso, nesta quarta-feira (4).

As convocações de ambos foram aprovadas por unanimidade em reunião realizada na semana passada. Para o presidente da CPI, deputado Gilberto Cattani, as oitivas com o secretário e com a presidente do Indea trará esclarecimentos os problemas existentes na cadeia leiteira do Estado.

“São autoridades que vão poder nos ajudar a entender o motivo de o produtor, em especial o pequeno, ser pago com um preço justo sobre seu leite. Eu sempre comparo que uma dose de cachaça custa dois litros de leite”, explicou o parlamentar.

No total, a CPI convocou 8 pessoas para oitivas que serão realizadas na Assembleia Legislativa nos próximos dois meses.

O superintendente do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), Cleiton Gauer, e o presidente da Associação dos Produtores de Leite do Estado de Mato Grosso (Aproleite-MT), Dolor de Figueiredo Neto, serão convocados a comparecer em reunião marcada para o dia 18 de maio, às 16h, ocasião em que deverão discorrer sobre o mercado e produção de leite do estado e as dificuldades enfrentadas pelos produtores de leite, respectivamente.

No dia 1° de junho, a comissão deverá ouvir o presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso (OCB-MT), Onofre de Souza Filho, e o presidente do Conselho Paritário de Produtores e Indústrias de Leite em Mato Grosso (Conseleite-MT), Antonio Bornelli Filho.

A última rodada da primeira etapa de oitivas está prevista para o dia 15 de junho, quando deverão ser ouvidos o presidente do Sindicato das Indústrias de Laticínio de Mato Grosso (Sindilat-MT), Leonir Chaves, e a pesquisadora do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) Natalia Grigol, que apresentará informações sobre o mercado de leite no Brasil e a interferência do leite Spot (leite cru comercializado entre indústrias).

Duas audiências externas, nos municípios de Campinápolis, no dia 9 de maio e outra em Terra Nova do Norte, no dia 30 do mesmo mês, também foram agendadas pela comissão.

Instalada no mês de março deste ano, a CPI do Leite tem o deputado estadual Gilberto Cattani como presidente e os deputados, Allan Kardec (PDT), Thiago Silva (MDB), Dr. Gimenez (PV) e Xuxu Dal Molin (PSC) como membros.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação