The news is by your side.

Cônsul do Peru visita Cuiabá visando novas parcerias

0

Da Redação

O secretário municipal de Turismo, Zito Adrien participou nesta sexta-feira (6) de uma reunião promovida pela Fecomércio que contou com a participação do Cônsul Geral do Peru, Teobaldo Realegui San Martin. O encontro teve como objetivo falar sobre a importância do estreitamento entre Mato e Peru. Para tanto, a necessidade da internacionalização do Aeroporto Marechal Rondon, situado no município vizinho, Várzea Grande.

“Precisamos estreitar esse intercâmbio ainda pouco explorado. É preciso internacionalizar o aeroporto. Com isso, o custo da passagem chega na metade do preço. Isso dificulta a visitação da população de Mato Grosso para o Peru e Peru para Mato Grosso. Os custos são altos pois, para uma viagem como essa, a pessoa tem que passar por São Paulo para ter acesso ao deslocamento ao itinerário almejado”, explicou o secretário municipal de Turismo, Zito Adrien.

A autoridade está em Cuiabá desde a última quarta-feira (04), com uma extensa agenda de visitação dos principais pontos históricos e turísticos da capital. Na oportunidade, foi feita uma breve explanação das principais potencialidades e produtos exportados do Peru.

Durante a fala, o cônsul citou como exemplo, a quantidade de turistas que visitam Machu Picchu que é de 5 mil pessoas/mês e 5 milhões/ano. E no Brasil são seis milhões/ano. “Esse é o resultado da pouca divulgação de Mato Grosso. O Brasil como um todo não divulga o Estado com grandes potencialidades. Esse é o meu interesse e um dos motivos da minha vinda a capital”, afirmou o Cônsul.

“Esse estreitamento com o Peru é de fundamental importância, uma vez que, o Cônsul do Peru representa o corredor Acre/Rondônia e Mato Grosso. É preciso rever esse acesso ao Estado ainda muito difícil, pois a taxa alfandegária é muito alta para entrada e saída de mercadorias. Se não se tornar como um aeroporto internacional, não iremos conseguir organizar a logística”, elencou o assessor técnico da Secretaria Municipal de Turismo e responsável por organizar a estadia da comitiva em Cuiabá, João Eduardo Sá Costa Moreira Brito.

Zito Adrien pontua que essa visita do Cônsul foi muito importante, pois conseguiu despertar novos interesses. É hora de somarmos esforços com a Prefeitura, Governo do Estado e Entidades Organizadas Empresariais. O pontapé inicial é a internacionalização do aeroporto local. “São situações que estão atrapalhando esse intercâmbio, não só com o Peru como com toda a América Latina. Com essa mudança, Mato Grosso vai estar dentro da rota, dentro da normalidade, o que vai despertar interesses de novos turistas. É impossível uma capital, um estado, sem aeroporto internacional”, finalizou Zito Adrien.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação