The news is by your side.

Professores de MT param as aulas dia 16 para cobrar aumento de 21,52%

0

Da Redação

Desde março buscando agenda com o governador Mauro Mendes, o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (Sintep) resolveu fazer a segunda paralisação das atividades na próxima segunda-feira (16) deixando alunos sem aula para cobrar aumento de 21,52%. O argumento é de os servidores convivem com o pior arrocho salarial desde a conquista da Lei da Carreira (1998). São quatro anos de perdas de direitos que impactam em mais de 40% do ganho real dos salários.

O ato na segunda-feira terá concentração será em frente ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT), na Avenida do CPA, a partir das 14 horas.

Esta é a segunda paralisação em menos de dois meses. A última foi no dia 1º de abril. Eles marcaram a data no “Dia da Mentira”, para fazer referência ao descumprimento das promessas feitas aos servidores públicos pelo então candidato, em 2018, e atual governador Mauro Mendes.

Para o presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, a mobilização reafirma a disposição de luta da categoria em defesa do cumprimento do direito assegurado em Lei. “Mato Grosso está entre os estados mais ricos do país, mas o governo escolheu priorizar os mais afortunados e de forma perversa castiga os servidores e a população com a precarização dos serviços. A mentalidade privatista, mercantilista, desumaniza as políticas públicas. Só poderemos ver alguma mudança, fazendo o enfrentamento público e isso, fazemos nas ruas, mostrando nossa pauta à sociedade”, disse.

Eles cobram o cumprimento do piso salarial profissional, que para 2022, de R$ 3.845,63;  a oferta do curso de profissionalização para funcionários de escola, no modelo Profuncionário; e, o fim do confisco salarial de 14% dos aposentados e pensionistas da educação estadual.

O Sintep busca também agenda junto aos parlamentares na Assembleia Legislativa. “É preciso sensibilizar os parlamentares quanto à nossa pauta, já que boa parte das decisões sobre as políticas públicas e de valorização profissional, são construídas com a participação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso”.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação