The news is by your side.

Moraes prorroga novamente inquérito contra Bolsonaro por fala sobre vacina

0

Da Redação

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), prorrogou por mais 60 dias o inquérito contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) por associar a vacina da covid-19 com o risco de contrair o vírus HIV e desenvolver aids.

A medida aconteceu “considerando a necessidade de prosseguimento das investigações”, afirmou o ministro no despacho. A decisão, que é do dia 9 de junho e foi divulgada ontem, atende a pedido da Polícia Federal.

A declaração de Bolsonaro sobre a vacina foi feita durante uma transmissão ao vivo em suas redes sociais no dia 21 de outubro. O YouTube, o Facebook e o Instagram excluíram o vídeo de suas plataformas.

No começo de abril, Moraes já havia prorrogado a investigação. A apuração foi aberta em 3 de dezembro de 2021, depois de Bolsonaro dizer que estudos “sugerem” que vacinados “estão desenvolvendo a síndrome da imunodeficiência adquirida”.

Na época, a Procuradoria-Geral da República se manifestou contra a abertura do inquérito, afirmando ao Supremo que já havia instaurado uma apuração preliminar sobre o caso. No entanto, Moraes afirmou que “não basta” à PGR apenas informar que foi aberta uma apuração preliminar. Segundo ele, é preciso haver supervisão judicial sobre o andamento do caso.

O inquérito foi aberto a partir de uma representação do senador Omar Aziz (PSD-AM), que foi presidente da CPI da Covid.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação