The news is by your side.

O que é a Superlua de Morango?

0

 

Na noite desta terça-feira, 14 de junho, o satélite natural da Terra irá aparecer maior e mais brilhante no céu. O motivo é o fenômeno conhecido como Superlua. E por ser a primeira Lua cheia de junho, ela é conhecida como Superlua de Morango, cujo nome tem origem nos antigos povos norte-americanos.

Nesse dia a Lua, que estará na sua fase cheia, irá aparecer no céu cerca de 17% maior e 30% mais brilhante do que o normal, de acordo com a Nasa. Mas, se a observação não for atenta, pode ser que nem se possa perceber a diferença.

O que é uma Superlua? 

O evento conhecido como Superlua acontece quando a fase de Lua cheia coincide com o seu perigeu, ou seja, quando a Lua atinge seu ponto mais próximo da Terra durante sua órbita. A órbita da Lua ao redor do nosso planeta é elíptica, que é uma forma mais oval do que circular. Isso faz com que haja momentos em que a Lua está mais perto da Terra e momentos em que ela está mais longe.

De acordo com a Nasa, a distância entre a Terra e seu satélite natural varia de 360 mil a 400 mil km. O ponto mais próximo que a Lua atinge é chamado de perigeu, o mais distante, apogeu.

Não é raro a Lua estar em uma dessas duas posições. Isso acontece uma vez a cada 28 dias, mais ou menos, que é o tempo do ciclo lunar. Mas isso não quer dizer que há uma Superlua toda vez que o satélite atinge o perigeu, ela também deve estar cheia. A Superlua é a Lua cheia durante o perigeu. Da mesma forma, uma Lua cheia no apogeu é uma Microlua.

Qualquer Lua cheia que coincida com o ponto de perigeu é chamada de Superlua. Porém, por ser a primeira Lua cheia de junho, desta vez o fenômeno também é conhecido como Superlua de Morango.

O nome não tem a ver com a cor ou formato da Lua. Na verdade, o nome está ligado à agricultura do Hemisfério Norte, atribuída à época do ano em que povos antigos que viviam onde hoje são os Estados Unidos e o Canadá viam os morangos florescerem.

Hoje em dia, o nome é apenas uma associação a essa cultura antiga para chamar atenção e deixar a população atenta ao fenômeno. O próprio termo ‘Superlua’ foi proposto por astrônomos para causar mais impacto social e facilitar a comunicação do evento. Foi eficiente porque agora todos sabem quando a fase cheia acontece em perigeus. Adicionar a relação com os morangos é mais uma forma de aproximar a astronomia da população.

Apesar do nome, a Lua continuará branca no céu. Pelo nome, algumas pessoas podem acreditar que a Lua aparecerá rosa ou algo do tipo, mas não é verdade. O que muda é o tamanho e o brilho aparente da Lua no céu, a cor será a mesma de sempre.

O nome que se dá a alguns momentos específicos da Lua pode confundir as pessoas e causar decepção. Como, por exemplo, a Lua Azul ou a Lua de Sangue. Você não vai ver uma Lua de cor azul ou cor de sangue. Mesmo durante um eclipse, que vemos ela com um tom mais alaranjado ou vermelho, mas nunca muito distante do branco original.

Para ver a Superlua de 14 de junho basta olhar para o céu depois do pôr-do-sol. Mas pode ser que não seja possível notar as diferenças entre a Superlua e uma Lua cheia normal. A olho nu, sem fazer medições ou comparar com Luas cheias anteriores, é difícil perceber que ela está maior. O brilho diferenciado será mais fácil de notar, mas ainda é possível que observadores se frustrem. Mesmo que a Lua chegue ao máximo de brilho possível (30% a mais do que a média), ainda pode não ser o suficiente para que se note a diferença. O ideal é ter como comparar.

A Superlua de Morango poderá ser observada durante toda a noite e madrugada do dia 14 para 15 de junho. Seu ponto mais bonito será logo depois dela nascer, quando estará grande e próxima do horizonte.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação