The news is by your side.

Lavrov: a Rússia não está completamente limpa e não tem vergonha

0

Da Redação

Desde que o exército russo atacou a Ucrânia há quase quatro meses, milhares de civis foram mortos e cidades inteiras reduzidas a escombros, enquanto milhões de ucranianos fugiram de suas casas.

Na quinta-feira, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, ao participar de uma entrevista, disse que as coisas não eram o que pareciam. “Nós não invadimos a Ucrânia”, afirmou. “Declaramos uma operação militar especial porque não tínhamos absolutamente nenhuma outra maneira de explicar ao Ocidente que arrastar a Ucrânia para a Otan era um ato criminoso.”

Desde que a Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro, Lavrov deu apenas algumas entrevistas à mídia ocidental. Ele repetiu a linha oficial do Kremlin de que havia nazistas na Ucrânia. As autoridades russas costumam afirmar que seus militares estão “desnazificando” o país. Lavrov causou alvoroço recentemente quando tentou justificar o insulto nazista em relação ao presidente da Ucrânia, que é judeu, fazendo a ridícula afirmação de que Adolf Hitler tinha “sangue judeu”.

Um relatório oficial das Nações Unidas sobre a vila ucraniana de Yahidne, na região de Chernihiv afirma que “360 moradores, incluindo 74 crianças e cinco pessoas com deficiência, foram forçados pelas forças armadas russas a permanecer por 28 dias no porão de uma escola… Não havia banheiro, água… 10 idosos morreram”.

“Isso é lutar contra nazistas?” Ele foi perguntado.

“É uma pena”, disse Lavrov, “mas diplomatas internacionais, incluindo o Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos, o Secretário-Geral da ONU e outros representantes da ONU, estão sendo pressionados pelo Ocidente, sendo usado para amplificar notícias falsas espalhadas pelo Ocidente.” “A Rússia não está completamente limpa. A Rússia é o que é. E não temos vergonha de mostrar quem somos.”

Lavrov, de 72 anos, representa a Rússia no cenário internacional há 18 anos, mas as sanções ocidentais foram impostas a ele e sua filha. Os EUA o acusaram de perseguir uma falsa narrativa da Ucrânia como agressor e de responsabilidade direta pela invasão da Rússia como membro de seu Conselho de Segurança.

Lavrov falou sobre as relações russas com o Reino Unido. Hoje eles estão na lista oficial de países hostis da Rússia. “Acho que não há mais espaço para manobra”, disse Lavrov, “porque tanto [o primeiro-ministro Boris] Johnson quanto [Liz] Truss dizem abertamente que devemos derrotar a Rússia, devemos forçar a Rússia a se ajoelhar. Vá em frente, então, faça isso!”

 

Com informações da BBC

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação