The news is by your side.

STJ determina que TCU retome investigação contra Dallagnol por diárias e passagens

0

Da Redação

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, determinou neste sábado (25), a retomada de uma investigação no Tribunal de Contas da União (TCU) contra o ex-procurador da Lava Jato Deltan Dallagnol. A apuração é sobre suposto recebimento indevido de diárias e passagens pelo ex-integrante do Ministério Público Federal durante a mais famosa operação contra combate à corrupção já realizada no Brasil.

Até então, a investigação estava suspensa por decisão da Justiça Federal do Paraná. “Os princípios da eficiência, da moralidade e da economicidade administrativa impõem a liberdade de atuação fiscalizatória do tribunal de contas, cuja atividade institucional, ao final, interessa e beneficia toda a sociedade, que clama por uma proba aplicação dos recursos públicos”, afirmou Martins em sua decisão.

O TCU começou a investigar o caso depois de representações de parlamentares e do Ministério Público. Em agosto do ano passado, o ministro do TCU Bruno Dantas afirmou que ao menos R$ 2,8 milhões em diárias e passagens deveriam ser devolvidos pelos integrantes da Lava Jato.

Sem concordar com a apuração do TCU, Dallagnol entrou na Justiça para suspender a investigação. Um dos fatos utilizado pelo ex-procurador foi a cobrança total ser cobrada dele e não de todos os membros da operação. Ele afirmou que nunca foi responsável por definir as despesas e nem decidido sobre a estrutura da Lava Jato. ​​​​​​​Aª 6 Vara Federal no Paraná concedeu a liminar suspendendo o processo. Decisão que foi mantida pela presidência do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).

Com informações de Jovem Pan 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação