The news is by your side.

Premiê do Sri Lanka renuncia após multidão invadir residência presidencial

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

Da Redação

O primeiro-ministro do Sri Lanka, Ranil Wickremesinghe, renunciou ao cargo neste sábado (9), depois de as lideranças de seu partido exigirem que ele e o presidente do país, Gotabaya Rajapaksa, deixassem o governo. A decisão foi confirmada após manifestantes invadirem a residência e o escritório presidenciais, localizados na capital do país, Colombo.

Segundo o porta-voz do premiê, Wickremesinghe disse aos líderes do partido que renunciará assim que todas as legendas concordarem em formar um novo governo. Ele havia assumido o cargo em maio.

Rajapaksa, cuja família dominou a política do Sri Lanka na maior parte dos últimos 20 anos, não emitiu nenhum comunicado oficial. Ele enfrenta o maior protesto ocorrido na história do país, com a entrada de dezenas de milhares de pessoas em sua residência e no escritório oficiais. Os cidadãos o culpam pela crise econômica que assola a região.

De acordo com a Agence France-Presse, Rajapaksa fugiu para um local seguro minutos antes de a residência ser invadida pelos manifestantes.

A Organização das Nações Unidas (ONU) informou que quase 30% dos 21 milhões de habitantes do país correm o risco de não ter acesso a alimentos. A economia do Sri Lanka está em frangalhos, e o governo suspendeu o pagamento de empréstimos estrangeiros. A dívida externa total ultrapassa os R$ 50 bilhões.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação