Um ofício enviado ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Edson Fachin, na segunda-feira (1º) pelo ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, pede que os militares tenham acesso código-fonte dos sistemas eleitorais.
O código-fonte é um conjunto de palavras ou símbolos escritos de forma ordenada, que contém instruções em uma das linguagens de programação de computadores existentes. Após ser compilado, o código-fonte transformam-se em software, ou seja, programas executáveis.
No documento, o ministro Paulo Sérgio Nogueira, solicita “a disponibilização dos códigos-fontes dos sistemas eleitorais, mais especificamente do Sistema de Apuração (SA), do Sistema de Votação (VOTA), do Sistema de Logs de aplicações SA e VOTA e do Sistema de Totalização (SisTot), que serão utilizados no processo eleitoral de 2022”, diz o ofício.
O general também pede que “os códigos-fontes sejam disponibilizados para a execução do trabalho da Equipe das Forças Armadas de Fiscalização do Sistema Eletrônico de Votação no período de 2 a 12 de agosto”, afirma o documento.
O Tribunal Superior Eleitoral já disponibilizou o código-fonte para checagem em outubro do ano passado, embora a norma do TSE defina seis meses antes como prazo para a apresentação para partidos políticos, Ordem dos Advogados do Brasil e Ministério Público. O objetivo é dar oportunidade para que os representantes possam solicitar melhorias, tirar dúvidas, ou conversar com a equipe técnica.
Com SBT News