The news is by your side.

Cerveja de mandioca: Secretaria de Agricultura de Cuiabá faz ponte entre pequenos produtores e empresa

0

Da Redação

O secretário Francisco Vuolo e a equipe técnica da Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico (SMATED), realizaram na última sexta-feira (05) uma visita técnica à sede da Cervejaria Ambev. O encontro contou ainda com a presença do presidente da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Renaldo Loffi, e da engenheira agrônoma e pesquisadora, Dolorice Moreti.

A comitiva foi recebida pela gerente da unidade, Stefani Gonçalves, e pela mestre-cervejeira, Andressa Corado, que apresentaram todo o processo de fabricação realizado na Ambev. Além disso, as equipes da SMATED e da Empaer apresentaram uma proposta de parceria com a empresa, que consiste na utilização da mandioca para produção de cervejas.

Vuolo destaca que esse foi o primeiro passo para prospectar uma futura parceria, que tem como intuito colaborar com o desenvolvimento econômico da capital e da agricultura familiar. Agora, a ideia será encaminhada à diretoria nacional da empresa, que deve analisar a viabilidade do projeto.

“Na pesquisa que fizemos com o IMEA, a mandioca desponta em Cuiabá como o maior cultivo na agricultura familiar. O nosso desejo é unir esforços para desenvolvermos uma política integrada para fortalecer os produtores de pequena propriedade e a agricultura familiar, melhorar a renda e qualidade de vida, além do fortalecimento da economia com a futura venda desse produto, onde a Ambev entra no processo de produção nessa parceria entre o Estado, por meio da Empaer, município e iniciativa privada. Então, esse foi o nosso primeiro contato para despertar o interesse nessa parceria, disse Vuolo.

A gerente da unidade relata que a cerveja produzida a partir da fécula da mandioca já é comercializada em estados como Pernambuco e Goiás. No entanto, explica que depende da diretoria nacional da empresa, para que projeto do novo sabor de bebida chegue a Mato Grosso.

“Existe todo um processo produtivo e toda cerveja que hoje é produzida em grande escala, já foi produzida em pequena escala no nosso laboratório no Rio de Janeiro. Então, a nossa área agronômica faz o acompanhamento desde a pesquisa, até chegar a produção. Nós já temos a expertise com relação à produção da cerveja de mandioca. No enteando, isso independe da nossa unidade, e para que seja realizada em Cuiabá precisa passar pela diretoria nacional da empresa. As portas da nossa cervejaria estão sempre abertas, vamos colocá-los em contato com a pessoa responsável para que possamos dar continuidade”, pontua Stefani.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação