The news is by your side.

Metodologia possibilita perícia identificar veículos a partir de imagens de câmeras de segurança

0

Da Redação

Diversos filtros e técnicas são empregadas pelos peritos criminais quando a autoridade policial solicita a identificação das placas de veículos envolvidos em práticas delituosas a partir de imagens extraídas de câmeras de segurança.

Em muitas situações, a imagem original não possibilita a leitura devido a posição e ao ângulo em que a imagem foi capturada. Nestes casos, os peritos aplicam a técnica da homografia que visa obter uma nova perspectiva a partir da imagem inicial.

A metodologia parte do princípio que a imagem é uma matriz, e o plugin utilizado reorganiza os pixels da imagem de acordo com a proporção, desenhado no novo plano determinado pelo perito.

A perita criminal Andrea Abilio Diniz Neuenschwander explica que nas circunstâncias em que a imagem da placa está inclinada rebate-se e traz para frente em um novo plano, com a utilização de plugins e filtros viabilizados por um software de processamento de imagem.

Contudo, essa técnica apresenta limitações, uma vez que nem todo o objeto é realmente capturado pelos dispositivos de gravação com imagem de qualidade e definição suficiente para aplicação do método.

“Já nas situações em que não é possível levantar todos os dados da placa do veículo questionado, lança-se os apenas os caracteres obtidos da placa veicular, mais outras informações identificadas como modelo, marca, cor e ano de fabricação do veículo no sistema Detrannet, e através da busca fracionada obtém -se a lista dos veículos que possuem as características definidas, assim como os respectivos proprietários, cidades e estado onde foram registrados e outras informações que auxiliam na busca do veículo demandado”, exemplificou.

Entre janeiro de 2021 até o mês de agosto de 2022 a Gerência de Perícias em Áudio e Vídeo da Politec realizou 12 perícias de identificação de caracteres de placas de veículos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação