The news is by your side.

Várzea Grande lança cartilha de Libras Básico

0

Da Redação

Com o objetivo de ampliar as ações de inclusão de pessoas surdas na rede municipal de ensino e na sociedade, a prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Smecel), lançou nesta quinta-feira (11) a cartilha de Libras Básico, que será utilizada como material didático para ensino da Língua Brasileira de Sinais nas unidades escolares. O evento aconteceu no Centro Municipal de Atendimento Especializado e Apoio à Inclusão “João Ribeiro Filho”.

De acordo com o Secretário Silvio Fidélis, a inclusão de pessoas com deficiência é uma prioridade da gestão municipal. “A inclusão das pessoas surdas e com outros tipos de deficiência é de importância sem igual para a formação cidadã, impactando não apenas eles e suas famílias, mas também os demais alunos, que aprendem desde cedo sobre o valor das diferenças”, disse.

O material oferecerá suporte para que os professores trabalhem Libras com os alunos surdos, principalmente, mas também com os ouvintes. “A cartilha é pioneira em Várzea Grande. Ela traz o apoio pedagógico para que as crianças surdas possam aprender sua língua, a Libras, e o Português, inclusive com atividades de outras disciplinas, como geografia e ciência, em Libras”, explica Helen Patrícia Silva Campos, uma das autoras do material.

Helen, que também foi responsável pela formação de Libras Básico dos professores da rede municipal, destaca ainda que a cartilha e as aulas de Libras para os profissionais da educação atuam como multiplicadores do trabalho de inclusão realizado pela prefeitura.

Hoje, todos os alunos surdos da rede municipal têm acompanhamento especializado no Centro João Ribeiro Filho. Além disso, as unidades de ensino recebem visitas periódicas da equipe de intérpretes, que trabalham tanto com as crianças surdas, quanto com os profissionais da educação e demais alunos.

A produção da cartilha iniciou no segundo semestre de 2021, para atender uma demanda percebida pelos intérpretes que trabalham na rede de ensino. Ela atende o ensino fundamental e é totalmente baseada nos preceitos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os autores são os professores Aureliano Brito Villela Silva, Evellyn de Souza Louzada, Helen Patrícia da Silva Campos e Vivan Michell da Silva Santos.

O evento de lançamento contou também com a participação do Coral em Libras, da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Eunice César de Mello, e da Banda de Música de Várzea Grande, ligada à Superintendência de Cultura.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação