The news is by your side.

Quem são os candidatos que disputarão o governo de Mato Grosso

0

 

A Justiça Eleitoral recebeu quatro nomes para concorrer ao governo de Mato Grosso na eleição deste ano. Os postulantes que foram inscritos no sistema de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais foram: Márcia Pinheiro (PV), Mauro Mendes (União), Moisés Franz (Psol) e Pastor Marcos Ritela (PTB).

Os registros ainda não foram deferidos pela Justiça Eleitoral.

Márcia Pinheiro

A primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, representa a federação Brasil da Esperança – formada pelo PV, PT e PCdoB. Inicialmente, o nome dela foi apresentado pelo PV para ser discutido com a esquerda para o Senado Federal.

Com a aproximação do grupo com o projeto do deputado federal Neri Geller (PP) ao cargo, começou a cogitar-se para primeira suplência da chapa. Mas com a recusa do senador Carlos Fávaro (PSD) de concorrer ao governo, o nome de Márcia começou a ser debatido dentro da esquerda.

Sua pré-candidatura foi anunciada no dia 4 de agosto durante uma reunião das lideranças da federação com partidos aliados. Na chapa, o ex-diretor-presidente da Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana (Limpurb), Vanderlúcio Rodrigues (PP) concorre a vice-governador.

Além dos partidos da federação, a coligação “Para Cuidar das Pessoas” conta ainda com PP, PSD e Solidariedade.

 

Mauro Mendes

Mauro foi lançado pelo União Brasil para candidatura de reeleição ao cargo de governador. Desde o ano passado se discutia a possibilidade de o governador encarar as urnas novamente em 2022, mas ele decidiu anunciar sua decisão próximo do período das convenções partidárias, escolha que não agradou alguns aliados, que alegaram prejuízos em suas articulações políticas com a falta de definição.

Após o anúncio de sua pré-candidatura à reeleição, Mendes teve que aparar as arestas dentro de sua base, pois havia três projetos distintos de candidaturas ao Senado Federal: Natasha Slhessarenko (PSB), Neri Geller (PP) e Wellington Fagundes (PL). Ele começou a discutir a possibilidade de palanque aberto, que agradou alguns, mas desagradou outros. No fim, decidiu apoiar o candidato do PL.

Além disso, Mauro conseguiu repetir a dobradinha com Otaviano Pivetta (Republicanos), que novamente ocupa a vaga de vice na chapa.

Na coligação “Mato Grosso avançando, nossa vida melhorando” estão União, Republicanos, PL, MDB, Podemos, PSB, Pros e a federação PSDB/Cidadania.

 

Moisés Franz

Com chapa pura ao governo, a federação Psol e Rede Sustentabilidade lançou o servidor público estadual Moíses Franz.

Ele disputou a mesma vaga na eleição de 2018 e conseguiu 14.724 votos, ficando em quinto lugar.

Para o cargo de vice-governador na chapa foi escolhido o corretor de imóveis Frank Silva.

 

Pastor Marcos Ritela

No início do ano, o Pastor Marcos Ritela lançou sua pré-candidatura ao Senado Federal. Porém, devido à projeção do projeto do presidente afastado da Aprosoja Brasil, Antônio Galvan, decidiu recuar e foi lançado como candidato ao governo durante as convenções do PTB.

Membro da Assembleia de Deus, Ritela ficou conhecido ao aparecer em um vídeo junto com o ex-candidato à presidência Cabo Daciolo, no Portão do Inferno, em Chapada dos Guimarães, pedindo que as autoridades mato-grossenses mudem o nome do local para Portão da Glória.

Com chapa pura, o cargo de vice da chapa é ocupado pelo empresário Alvani Laurindo.

 

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação