Acompanhe nossas noticias

The news is by your side.

TSE nega pedido do PDT para impedir Bolsonaro de relacionar criação do Pix ao seu governo

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

 

A ministra Maria Claudia Bucchianeri, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), negou um pedido do Partido Democrático Trabalhista (PDT) para que o presidente Jair Bolsonaro (PL) seja impedido de dizer em peças de campanha que seu governo foi o criador do Pix.

Conforme alegava o PDT, existe “desinformação” na peça publicitária, pois o Pix teria sido desenvolvido em 2018 no governo do ex-presidente Michel Temer. Além disso, segundo o partido, em 2020, Bolsonaro demonstrou “desconhecimento” sobre o meio de pagamento, achando que era “um termo da aviação”.

Na publicidade questionada pelo PDT e que foi veiculada no horário eleitoral obrigatório, Bolsonaro sustenta que seu governo criou o sistema de pagamentos.

Segundo Maria Claudia Bucchianeri, a publicação não tem “conteúdo manifestamente inverídico que gere grave desinformação, não se vislumbrando a alegada afronta à legislação eleitoral”. Na decisão, a ministra classifica a representação movida pelo partido de Ciro Gomes como “infundada”.

“Veja-se que o candidato, em sua fala relacionada ao sistema de pagamento Pix veiculada em inserção da propaganda eleitoral gratuita, usa a expressão ‘nós criamos em 2020’ com claro significado de ‘implementação’ ou ‘lançamento’ do referido sistema de pagamentos durante o seu governo — o que, de fato, aconteceu, eis que o mecanismo, após ser desenvolvido por analistas e técnicos do Banco Central do Brasil, foi oficialmente lançado em 5 de novembro de 2020”, argumentou a ministra do TSE em sua decisão.

 

Com CNN

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação