The news is by your side.

TSE nega pedido do PDT para impedir Bolsonaro de relacionar criação do Pix ao seu governo

0

 

A ministra Maria Claudia Bucchianeri, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), negou um pedido do Partido Democrático Trabalhista (PDT) para que o presidente Jair Bolsonaro (PL) seja impedido de dizer em peças de campanha que seu governo foi o criador do Pix.

Conforme alegava o PDT, existe “desinformação” na peça publicitária, pois o Pix teria sido desenvolvido em 2018 no governo do ex-presidente Michel Temer. Além disso, segundo o partido, em 2020, Bolsonaro demonstrou “desconhecimento” sobre o meio de pagamento, achando que era “um termo da aviação”.

Na publicidade questionada pelo PDT e que foi veiculada no horário eleitoral obrigatório, Bolsonaro sustenta que seu governo criou o sistema de pagamentos.

Segundo Maria Claudia Bucchianeri, a publicação não tem “conteúdo manifestamente inverídico que gere grave desinformação, não se vislumbrando a alegada afronta à legislação eleitoral”. Na decisão, a ministra classifica a representação movida pelo partido de Ciro Gomes como “infundada”.

“Veja-se que o candidato, em sua fala relacionada ao sistema de pagamento Pix veiculada em inserção da propaganda eleitoral gratuita, usa a expressão ‘nós criamos em 2020’ com claro significado de ‘implementação’ ou ‘lançamento’ do referido sistema de pagamentos durante o seu governo — o que, de fato, aconteceu, eis que o mecanismo, após ser desenvolvido por analistas e técnicos do Banco Central do Brasil, foi oficialmente lançado em 5 de novembro de 2020”, argumentou a ministra do TSE em sua decisão.

 

Com CNN

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação