The news is by your side.

É seguro para os gatos beberem leite?

0

 

Os gatos são comumente mostrados lambendo o leite de pires. Mas eles podem beber leite com segurança?

A imagem popular de gatos bebendo leite pode ter surgido durante o século 19, quando gatos e cachorros se tornaram temas populares para artistas. À medida que a Revolução Industrial avançava e mais pessoas migravam para as cidades, o número de donos de gatos e cachorros crescia e os artistas eram cada vez mais chamados a pintar obras encantadoras de animais de estimação. 

No entanto, dar leite a gatos adultos pode realmente fazer mais mal do que bem para eles, de acordo com a principal instituição de caridade veterinária da Grã-Bretanha, o People’s Dispensary for Sick Animals. 

“Para a maioria dos gatos, a capacidade de digerir a lactose diminui após o desmame”, disse Nathalie Dowgray, chefe da Sociedade Internacional de Medicina Felina no Reino Unido. “Como resultado, o leite pode causar problemas digestivos em gatos e levar a sintomas como diarreia ou vômito”.

Alguns gatos podem manter a capacidade de digerir a lactose na idade adulta, assim como algumas pessoas. Ainda assim, “não há benefícios nutricionais adicionais em dar leite de vaca ao seu gato se ele for alimentado com uma ração completa e balanceada de alta qualidade”, disse Dowgray.

Além disso, o leite de vaca é cheio de gordura. Um pires de leite para um gato “é como comer uma pizza inteira”, observou o People’s Dispensary for Sick Animals. Como tal, o leite de vaca pode levar um gato a ficar acima do peso.

Além disso, “o leite de vaca contém altos níveis de fosfato”. Isso significa que é melhor para os gatos evitá-lo se tiverem sido diagnosticados com doença renal, observou ela. O fósforo pode prejudicar a saúde renal em gatos com doença renal crônica, de acordo com um estudo de 2017 no Journal of Feline Medicine and Surgery.

Os gatos ainda podem desejar leite, apesar dos problemas que isso causa, porque podem conectá-lo a memórias positivas de seu tempo como gatinhos, de acordo com o Hospital Veterinário Hastings em Burnaby, Colúmbia Britânica. Eles também podem simplesmente gostar do sabor da gordura nele. 

Os gatinhos normalmente bebem o leite da mãe até o desmame completo, com alguns meses de idade. Gatinhos que precisam ser criados à mão, em situações como doença ou perda de suas mães, “devem ser alimentados com um substituto do leite para gatinhos cuidadosamente formulado que atenda às suas necessidades nutricionais”, disse Dowgray.

Outros tipos de leite, como o de vaca ou de cabra, não são substitutos adequados para o leite de gato, pois não contêm proteína ou gordura suficiente para atender às necessidades de crescimento e desenvolvimento de um gatinho. Os veterinários podem recomendar substitutos do leite para gatinhos de alta qualidade que sejam seguros e formulados corretamente para gatinhos.

“O desmame para alimentos sólidos deve começar com três a quatro semanas de idade e deve ocorrer gradualmente até que os gatinhos sejam capazes de aceitar uma dieta completa de alimentos sólidos.”

Leites especiais para gatos às vezes são comercializados em supermercados e pet shops. “Em vez de comprar produtos lácteos para gatos, que não oferecem nenhum valor nutricional adicional, recomendamos que os donos se concentrem em garantir que seus gatos tenham acesso a água limpa e fresca todos os dias”, disse Dowgray.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação