The news is by your side.

Bolsonaro vira sobre Lula na intenção de votos

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

 

O presidente Jair Bolsonaro (PL), que estava praticamente empatado com Lula (PT) em Cuiabá, conseguiu virar nas intenções de votos e subiu de 37% para 41%. O petista recuou dentro da margem de erro e caiu para 37%. Quando não são considerados os votos brancos, nulos e os indecisos, o presidente da República consegue 47,67% dos votos válidos enquanto Lula tem 43,02%. Outros 3 candidatos foram citados na segunda rodada de entrevistas do Instituto Gazeta Dados. Simone
Tebet (MDB), que antes tinha 4% aparece com 5% e Ciro Gomes (PDT) caiu de 3% para 2% na Capital.

Soraya Thronicke (União) que não havia sido mencionada na primeira pesquisa aparece com 1% das intenções de voto e Pablo
Marçal (Pros) que tinha 1% de intenções não foi citado desta vez. Nos votos válidos Tebet tem 5,81%, Ciro 2,33% e Soraya 1,17%. Branco ou nulo manteve o percentual de 4% enquanto os que não souberam ou não responderam baixou de 12% para 10%.

Gazeta Dados

Gazeta Dados - Segunda rodada - Cuiabá - Estimulada Presidente

Wellington dispara

Wellington dispara
O índice de intenções de votos para senador em Cuiabá manteve a mesma linha da primeira rodada. Os dois primeiros candidatos tiveram aumento nas intenções de voto. Wellington Fagundes (PL), que aparecia com 29%, subiu para 32%, sendo 60,37% dos votos válidos e Neri Geller (Progressistas) evoluiu de 6% para 13%, que representa 24,52% dos votos válidos, quando não se considera brancos e nulos. Quem também teve aumento em seu percentual foi Antônio Galvan (PTB), que saiu de 1% para 4%, representando 7,55% dos votos válidos. Jorge Yanai (DC), Feliciano Azuaga (Novo), Kássio Coelho (Patriota) e José Roberto (PSOL) aparecem com 1% cada. 48% dos entrevistados não souberam ou não responderam ou optaram por votar branco ou nulo.

 

Gazeta Dados - Segunda rodada - Cuiabá - Estimulada Senado

Quanto à rejeição dos candidatos ao Senado em Cuiabá, Fagundes tinha 8% e subiu para 10%, mesmo com o aumento
de 2 pontos Geller que 7% de rejeição passou na frente do senador com 15%. Kássio Coelho com 3% e Galvan aparece com 2% de rejeição mantiveram o percentual. Yanai, José Roberto e Azuaga foram rejeitados por 1% dos entrevistados na primeira e na segunda pesquisa. 26% não rejeitaram nenhum dos candidatos e 38% não souberam e não quiseram responder.

Dados técnicos

A pesquisa do Instituto Gazeta Dados percorreu 178 bairros de Cuiabá e ouviu 400 pessoas de forma presencial. Dos eleitores ouvidos, 46% é do sexo masculino e 54% do sexo feminino. Quanto à escolaridade, 4% é analfabeto, 18% com o fundamental completo ou incompleto, 45% com ensino médio incompleto ou completo e 33% com nível superior cursando ou incompleto.

A metodologia de pesquisa é Survey, com realização de entrevistas utilizando questionário estruturado junto a uma amostra representativa populacional do Estado de Mato Grosso. A pesquisa usa amostra por quotas proporcionais às características sócio-econômicas da população em região, sexo, escolaridade, idade, e renda familiar, tendo como base os dados coletados pelo Censo 2010 (IBGE) PNAD 2021 e TRE-MT 2022.

 

A margem de erro é de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o nº MT05476/2022.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação