The news is by your side.

Tarcísio de Freitas é eleito governador de São Paulo

0

 

O ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) venceu a disputa para governador de São Paulo neste domingo (30), com 12.625.747 de votos. Candidato derrotado de Lula pela segunda vez, o ex-prefeito da capital paulista Fernando Haddad (PT) recebeu 10.209.628.

Apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) em São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas teve como experiência mais recente a chefia do Ministério da Infraestrutura, cargo que ocupou até 31 de março deste ano. No entanto, uma rápida análise de histórico do candidato republicano mostra contribuições a governos anteriores.

Natural do Rio de Janeiro, Tarcísio tem 47 anos e é engenheiro civil formado pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) com mestrado e engenharia de transportes pela mesma instituição. Sua primeira experiência de currículo foi cargo de engenheiro do Exército, de 2002 a 2008, com destaque para experiência de um ano no Haiti, quando chefiou a seção técnica da Companhia de Engenharia de Força de Paz.

Anos depois, de 2008 a 2011, foi coordenador-geral de auditoria na CGU, sendo então convidado para integrar a equipe de governo da então presidente Dilma Rousseff (PT), como diretor executivo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), onde permaneceu até 2015, sendo também diretor geral substituto.

Tarcísio de Freitas também tem experiência como consultor legislativo da Câmara dos Deputados e como secretário de coordenação de projetos do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), responsável pelo programa de privatizações, concessões e desestatizações, último cargo ocupado antes de assumir a pasta da Infraestrutura, no início do governo Bolsonaro, em janeiro de 2019.

Como candidato e agora futuro governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas defende como suas principais bandeiras o investimento em tecnologias de segurança; fim do uso de câmeras nos uniformes policiais; políticas públicas voltadas ao emprego e renda; obras; privatizações e programas habitacionais, além da defesa do agronegócio no Estado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação