The news is by your side.

Contribuição do mercado de veículos com o PIB de MT supera a média nacional

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

Da Redação

O presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), José Maurício Andreta Junior, destacou o crescimento econômico de Mato Grosso e a contribuição do setor de venda de veículos com o PIB estadual. Ele afirmou, na abertura do 6° Encontro Regional Fenabrave MT, em Cuiabá, nesta terça-feira (8), que o segmento é responsável por 5,6% do PIB do estado, enquanto no país, esse percentual é de 5,4%.

“Estamos no coração do agronegócio, que move e sustenta o Brasil. O setor é responsável por 5,4% do PIB nacional e em Mato Grosso é ainda maior, de 5,6%”, declarou o presidente, que é um dos palestrantes do evento que seguirá nesta quarta-feira (9), durante o dia, no Centro de Eventos do Pantanal.

A previsão é de que, em 2022, o PIB do estado cresça 5,6%, enquanto o do país, 2,8%, ou seja, mais que o dobro. O agronegócio representa 50,5% do PIB estadual.

No estado, são mais de 350 concessionárias de veículos, que geram milhares de empregos diretos e indiretos. “É uma terra que cresce mais do que o restante do país”, destacou Andreta Junior.

A estimativa é de que o setor de venda de veículos encerre 2022 com crescimento de 5,5%, no país. A recuperação começou no segundo semestre deste ano.

Assim como o presidente da Fenabrave, o presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Gustavo Oliveira, disse que Mato Grosso parece outro país pelo avanço extraordinário na economia. “O nosso otimismo é diferente, o jeito de encarar o mundo é diferente. Aqui dá para crescer 15%, 20%, ao ano”, declarou.

O mercado de veículos no estado tende a avançar ainda mais, segundo ele, com a popularização de carros elétricos e híbridos. Inclusive, no próximo ano, estão previstos cursos gratuitos oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de mecânica desses tipos de automóveis.

A meta do encontro realizado pela Fenabrave Mato Grosso é conectar os profissionais das concessionárias com os parceiros do evento, que vão apresentar propostas e oportunidades de negócios, inovações e soluções para o setor automotivo, como explicou o presidente estadual da entidade, Paulo Boscolo. “É um evento com três propósitos essenciais: conteúdo relevante, network e a consolidação da nossa federação como uma entidade forte e organizada. Em cada um desses propósitos, a palavra-chave é conexão”, enfatizou.

O evento tem o Sicredi como parceiro. De acordo com o diretor executivo do Sicredi, Seneri Paludo, o relacionamento da cooperativa com as concessionárias é mútuo e contínuo. “Vamos desenvolver produtos financeiros para que os clientes de vocês virem associados. Vamos trabalhar em um relacionamento a longo prazo”, afirmou.

Durante a abertura do evento, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá trouxe uma boa notícia para os empresários: a aprovação do Código Federal de Defesa do Contribuinte, nesta terça-feira, na Câmara dos Deputados. “Traz um avanço significativo para o relacionamento entre o contribuinte e o estado”, comemorou.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação