The news is by your side.

Justiça anula condenação e multa de R$1,14 milhão de Deltan Dallagnol no TCU

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

Da Redação

A 6ª Vara Federal de Curitiba (PR)  determinou a anulação da decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) que multou em R$1,14 milhão o ex-procurador da Lava Jato e deputado federal eleito Deltan Dallagnol (Podemos-PR).

O TCU havia condenado Dallagnol pelo uso considerado “desproporcional” de passagens aéreas e diárias durante sete anos de operação Lava Jato, por ele e outros sete procuradores. O TCU não faz parte do Judiciário, é órgão de assessoramento do Congresso Nacional.

Na avaliação do juiz federal Augusto César Pansini Gonçalves, Deltan não poderia ser penalizado, pois “não exerceu papel algum como ordenador de despesas e nem sequer arquitetou o modelo de pagamento das diárias e passagens dos colegas integrantes da força-tarefa”.

O juiz pontuou que a condenação havia desconsiderado o parecer da própria área técnica do TCU, que defendeu que “não havia irregularidades nos pagamentos ora questionados”. Também ressaltou que o ministro Bruno Dantas, relator da ação e presidente do TCU, pareceu “prejulgar o caso” e denotou “suposta falta de impessoalidade”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação