Da Redação
O projeto encabeçado pela perita criminal Andrea Abilio Diniz Neuenschwander foi um dos premiados na 3ª edição do Conexão Inova, uma ação em rede Conexão Inovação Pública que visa valorizar ações inovadoras em qualquer estágio realizadas por qualquer pessoa ou organização pública.
Andrea inscreveu o projeto de “Capacitação com Qualidade de Vida e Resultados” e conquistou quatro estrelas pela premiação. Os projetos premiados são divididos entre Nenhuma a 5 Estrelas. Ao todo, são cinco critérios avaliados para premiar: o problema apresentado, o público-alvo, a ideia, o desenvolvimento e os resultados dela.
“Inscrevi o meu projeto do ano passado, quando obtive o 2º lugar no concurso de Inovações de Práticas Públicas, promovido pela Secretaria de Estado de Planejamento (Seplag-MT). Agora na Conexão Inova, de nível nacional, o projeto obteve 4 estrelas. Estou muito feliz por ter representado bem o Governo do Estado de Mato Grosso”, comentou a perita criminal, que atua na Gerência de Áudio e Vídeo da Politec.
A proposta do projeto “Capacitação com Qualidade de Vida e Resultados” visa a compensação dos horários utilizados nos cursos noturnos e aos finais de semana com a carga horária de trabalho mensal. Ela pensou na problemática da jornada dos peritos de 44 horas semanais e a necessidade de capacitação. Contudo, isso implica no uso do tempo de descanso nos períodos noturnos ou finais de semana, resultando na falta de tempo para a convivência familiar, para resolver assuntos pessoais ou de cuidar da saúde física e mental.
Mais projetos premiados
Neste ano, o projeto liderado por ela ficou em 1º lugar no Outubro Movimente – Ideias em Movimento, promovido pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).
A proposta do Espaço Inspire na Politec, propôs soluções para reduzir o esgotamento mental, cansaço e estresse dos servidores da Politec durante o expediente.
A ideia é a implantação de espaço multifuncional, em containers (devido à falta de sala desocupada), destinado a práticas de bem estar, com pausas determinadas durante o horário de expediente, proporcionando terapia online, ginástica laboral, descanso pós-almoço, leitura restabelecimento físico e mental, telemedicina, meditação, lives, massagem quick e yoga. O projeto seria financiado com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública.