The news is by your side.

‘Decreto de Lula quer fazer com que CACs se tornem criminosos’, diz senador Marcos do Val

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

Da Redação

O senador Marcos do Val (Podemos-ES) criticou o decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que revogou normas que davam acesso à armas e à munições. Segundo o parlamentar, o real interesse do decreto é transformar os CACs (Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador) em criminosos.

“O verdadeiro interesse desse decreto é fazer com que CACs se tornem criminosos da noite para o dia. Daqui a 54 dias, se não conseguirmos (barrar), os CACs passariam de cidadãos extremamente honestos e com a lei para criminosos, podendo pegar uma penalidade por porte ilegal de arma e ter seu equipamento apreendido. Além disso, perderia também seu réu primário”, disse o senador, em entrevista ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan, neste sábado (7).

Marcos do Val comentou que os senadores da oposição já estão se mobilizando para derrubar o decreto de Lula, que ele classificou como “inconstitucional”.

“Eu deixo bem claro que esse decreto é inconstitucional, porque altera a lei do Estatuto do Desarmamento que (diz que) compete ao Exército a fiscalização, o registro, autorização de porte temporário e trânsitos aos CACs.”

O senador garantiu que, do ponto de vista logístico, é inviável que o decreto seja cumprido no prazo estipulado, afirmando que levariam anos para finalizar o cadastro.

“Como ele estava querendo e não vai conseguir passar para a Polícia Federal, no Exército tem mais ou menos 2 milhões de armas. Você pensar que terá 54 dias para a Polícia Federal registrar é humanamente impossível. Falando com a cúpula do Exército e da PF, eles deixaram bem claro que é humanamente impossível”, disse o senador.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação