The news is by your side.

Nova cepa de gonorréia resistente a medicamentos é encontrada nos EUA pela 1ª vez

0

 

Uma cepa de gonorreia resistente a varias classes de antibióticos, infectou recentemente duas pessoas em Massachussets, anunciou o Departamento de Saúde Pública do estado na quinta-feira (19). Esta é a primeira vez que “resistência ou resposta reduzida a cinco classes de antibióticos foi identificada na gonorréia nos Estados Unidos”, informou o departamento.

A gonorreia é uma infecção sexualmente transmissível comum causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae. Com o tempo, a bactéria tornou-se resistente à maioria dos antibióticos historicamente usados ​​para matá-la, e os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) afirma que “é apenas uma questão de tempo” até que se torne resistente ao único tratamento atualmente recomendado, um antibiótico chamado ceftriaxona. (Em circunstâncias específicas, outros antibióticos ainda podem ser usados ​​em vez de ceftriaxona, mas não são amplamente recomendados)

Clínicas de doenças sexualmente transmissíveis (DST) nos EUA monitoram regularmente cepas resistentes de N. gonorrhoeae testando a resposta dos insetos a sete antibióticos diferentes; estes incluem drogas usadas atualmente e anteriormente para tratar a gonorréia. Em um dos residentes de Massachusetts, as autoridades detectaram uma cepa resistente a três dessas drogas e mostra uma “suscetibilidade reduzida” a outras três, incluindo a ceftriaxona, relataram em um comunicado (abre em nova aba)aos clínicos.

Os funcionários posteriormente identificaram uma segunda amostra de N. gonorrhoeae de uma pessoa diferente que provavelmente exibe a mesma resistência, uma resposta similarmente reduzida à ceftriaxona; essa conclusão foi baseada em uma análise genética da cepa. “Nenhuma conexão direta” entre os dois casos de gonorreia foi identificada, observou o departamento.

Embora a cepa tenha mostrado alguma resiliência contra a ceftriaxona, ambos os pacientes foram curados com sucesso com a dose recomendada do antibiótico. Este resultado “reforça a recomendação do CDC de usar altas doses do antibiótico ceftriaxona para o tratamento de todos os casos de gonorreia e realizar testes de acompanhamento para garantir que todos os pacientes com gonorreia sejam tratados com sucesso”, afirmou o departamento de saúde.

No entanto, os casos ainda suscitam preocupação porque esta é a primeira cepa de N. gonorrhoeae detectada nos EUA que mostra resistência ou suscetibilidade reduzida a seis dos sete antibióticos regularmente rastreados.

O Departamento de Saúde Pública de Massachusetts está agora investigando se outras pessoas no estado contraíram a mesma cepa. Para tanto, o departamento está conduzindo o rastreamento de contatos e trabalhando com o CDC e os centros de saúde locais para coletar e analisar amostras  adicionais de N. gonorrhoeae.

“A identificação desta cepa, a mesma que foi relatada recentemente no Reino Unido e anteriormente relatada como circulando nos países da Ásia-Pacífico, é um alerta de que a N. gonorrhoeae está se tornando menos responsiva a um arsenal limitado de antibióticos”, alertou o departamento.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação