Dia 5 de fevereiro, a lua cheia parecerá menor que a média porque está em um de seus pontos mais distantes em sua trajetória elíptica ao redor da Terra. Este posicionamento torna a “Lua de Neve” de fevereiro uma microlua, uma lua cheia que é visível quando a lua está em uma de suas maiores distâncias do planeta. Em termos astronômicos, isso é chamado de apogeu.
De acordo com a revista EarthSky, a microlua de fevereiro estará a 405.830 quilômetros da Terra, em comparação com a distância média de 384.400 km.
Embora seja difícil dizer sem uma comparação lado a lado, a lua cheia no apogeu realmente parece menor do que a lua cheia no perigeu, seu ponto mais próximo da Terra. Essas luas extrapróximas são coloquialmente conhecidas como superluas. De nossa perspectiva na Terra, a diferença de diâmetro entre uma microlua e uma superlua é de 30%, de acordo com a Universities Space Research Association.
A lua cheia de fevereiro é conhecida como a Lua da Neve no folclore americano por causa da neve que muitas vezes permanece no solo em grande parte da América do Norte nesta época do ano.