The news is by your side.

STF forma maioria e derruba lei que proíbe linguagem neutra em escolas de Rondônia

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

Da Redação

 

O plenário virtual do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria de seis votos nesta quinta-feira (9), para derrubar uma lei estadual de Rondônia que proibiu o uso da chamada linguagem neutra na grade curricular e no material didático de instituições de ensino, públicas ou privadas, e em editais de concursos públicos. A decisão plena do STF deve atingir leis semelhantes aprovadas em outros Estados e municípios.

Em 2021, a assembleia do Estado barrou a linguagem neutra na grade curricular e no material didático de instituições de ensino locais, públicas ou privadas, além de editais de concursos públicos.

Até o momento, votaram por considerar a lei inconstitucional o relator do caso, ministro Edson Fachin, acompanhado pelos ministros Alexandre de Moraes, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia, Dias Toffoli e Luís Roberto Barroso. O julgamento ocorre até às 23h59 desta sexta-feira (10).

A ação contra a lei foi apresentada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee). Para a Contee, grupo declaradamente de esquerda, a lei é inconstitucional, porque é a União quem tem de legislar sobre normas de ensino. Também apontam no texto “intolerância, ódio e negação da diversidade”, afirmando que a linguagem neutra “nada contém de modismo, de caráter partidário e ideológico”.

O STF pode proibir a lei, ou ainda, impedir que outras lei semelhantes sejam aprovadas em outros Estados. Isso porque a decisão produz o chamado efeito vinculante, firmando entendimento a ser aplicado em casos similares.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação