The news is by your side.

Medeiros acusa Lula de fake news contra Bolsonaro e aciona o STF

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

Da Redação

 

Em função das acusações de organização e participação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em atos de vandalismo ocorridos em Brasília, no último dia 8 de janeiro, o deputado federal José Medeiros (PL-MT) solicitou ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes que tome medidas contra a disseminação de fake news divulgadas pelo atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva e reverberada pelo ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta.

A solicitação, que foi enviada com link de uma entrevista onde Lula acusa o ex-presidente, também foi encaminhada para o procurador-geral da República (PGR), Antônio Augusto Aras.

“Lula e seu ministro estão divulgando, sem provas, calúnias contra o ex-presidente e utilizando canal de comunicação oficial para tanto, especialmente quando diz que há uma permanência na tentativa de golpe de estado. O presidente da República se expressa cabalmente afirmando que tem certeza que Bolsonaro preparou e participou ativamente dos eventos e vandalismo no dia 8 de janeiro e ainda tenta dar golpe até hoje, ou seja, coloca em risco a democracia brasileira por falso ambiente de golpe por ele [Lula] narrado”, afirma Medeiros.

O parlamentar pede ainda o enquadramento de Lula e o ministro da Secretaria de Comunicação nos inquéritos em curso nº 4781, das fake news, bem como o de nº 4874, que tem a finalidade de responsabilizar quem atentar contra a democracia e o Estado de Direito no país, relatado por Moraes.

“Os discursos do atual presidente da República e de Paulo Pimenta traduzem-se em mentiras e acusações levianas, caracterizando fake news, mais odiosas ainda por estarem utilizando Secretaria de Comunicação Social e canais oficiais para tal desiderato”.

Medeiros disse que uma medida cautelar é necessária para retomar o ambiente impessoal da administração pública, bem como evitar a reverberação de notícias falsas e a tentativa por parte do atual governo de criminalizar a oposição.

“É preciso colocar um fim nessa narrativa caluniosa do PT, que tenta de todos os modos degradar a democracia e minar a oposição”, finaliza o deputado conservador.

No final de janeiro deste ano, Medeiros acionou a PGR e o STF contra o presidente Lula pela narrativa fictícia de golpe e de ruptura democrática ao se referir ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Na ação, Medeiros pediu medidas contra a disseminação de mentiras que Lula divulgou dentro e fora do país e que ele fosse investigado nos inquéritos das fake news e dos atos contra a democracia e o Estado de Direito.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação