Da Redação
A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu pelo fim do uso obrigatório de máscaras contra a Covid-19 nas áreas de embarque dos aeroportos e nos voos domésticos no Brasil.
A decisão aconteceu nesta quarta-feira (1º), durante a 2ª Reunião Ordinária Pública da Diretoria Colegiada (Dicol) de 2023, e considerou os dados mais recentes sobre infecções pelo coronavírus.
“Diante do exposto, entendo que é chegada a hora de um novo normativo. Concluo, assim, pela necessidade de adequação do dispositivo para a retirada da obrigatoriedade de máscaras pelos viajantes”, disse o diretor da Anvisa, Daniel Pereira.
Após a derrubada da obrigatoriedade, o presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, ressaltou que o uso da máscara é apenas uma recomendação. “No presente momento reafirmo o caráter recomendatório do uso de máscaras faciais no interior dos terminais de aeroportos, aeronaves, meios de transporte e outros estabelecimentos localizados na área aeroportuária”.
A primeira flexibilização do item de proteção aconteceu em agosto de 2022, quando a medida foi suspensa. No entanto, em novembro do ano passado, com um novo aumento dos casos da Covid-19, o uso obrigatório havia sido retomado.