The news is by your side.

EUA aconselha TikTok a se separar da China para não ser banido do território americano

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

AFP

 

O TikTok confirmou à AFP que o governo dos Estados Unidos aconselhou o aplicativo a se separar de seu proprietário, o grupo chinês ByteDance, para não ser banido dos Estados Unidos, à medida que aumentam a pressão contra a plataforma popular e a irritação de Pequim.

“Se o objetivo é proteger a segurança nacional, é desnecessário apelar ao banimento ou à alienação, pois nenhuma das opções resolve os problemas de acesso e transferência de dados da indústria”, disse na quarta-feira (15), um porta-voz do TikTok à AFP.

“Continuamos confiantes de que o melhor caminho para lidar com as preocupações de segurança nacional é a proteção dos dados e sistemas de usuários baseados nos EUA, com monitoramento robusto, investigação e verificação de terceiros”, acrescentou o porta-voz.

De acordo com um artigo publicado pelo Wall Street Journal (WSJ) e outros veículos de comunicação, a Casa Branca deu um ultimato: se o TikTok continuar sendo propriedade da ByteDance, ele será banido dos Estados Unidos.

O ministério das Relações Exteriores da China exortou nesta quinta-feira os Estados Unidos a “parar os ataques injustificados” contra a plataforma e denunciou um ambiente empresarial que discrimina grupos estrangeiros.

“As questões de segurança de dados não devem ser usadas como uma ferramenta para alguns países ampliarem o conceito de segurança nacional, abusarem do poder do Estado e reprimirem de forma irracional as empresas de outros países”, disse seu porta-voz, Wang Wenbin. “Os Estados Unidos ainda não forneceram nenhuma evidência de que o TikTok ameace a segurança nacional dos Estados Unidos”, acrescentou.

A plataforma é vista como um perigo para a segurança nacional por vários congressistas que a acusam de dar a Pequim acesso aos dados de usuários de todo o mundo, algo que o Tik Tok nega.

Os esforços parlamentares para vetar o aplicativo ressurgiram após a derrubada pelos Estados Unidos, em fevereiro, de um balão chinês, acusado de ser um dispositivo de espionagem.

O pedido da Casa Branca vem do Comitê de Investimentos Estrangeiros nos Estados Unidos (CFIUS), órgão do governo responsável por avaliar os riscos de qualquer investimento estrangeiro para a segurança nacional. O governo e o Departamento do Tesouro se recusaram a comentar a informação.

O TikTok fez um grande esforço para tranquilizar os políticos e o público sobre sua integridade e esperava chegar a um acordo com a agência federal CFIUS.

“A maneira mais rápida e eficaz de abordar essas preocupações… é o CFIUS adotar o acordo proposto no qual estamos trabalhando com eles há quase dois anos”, disse um porta-voz do aplicativo TikTok no final de fevereiro.

No entanto, a Casa Branca comemorou na semana passada um projeto de lei aprovado pelo Senado dos EUA com apoio bipartidário que daria ao presidente Joe Biden autoridade para banir totalmente o TikTok.

A Casa Branca já proibiu funcionários de órgãos federais de terem o aplicativo em seus dispositivos, por meio de lei sancionada no início de janeiro.

A Comissão Europeia e o governo canadense recentemente tomaram decisões semelhantes para os smartphones de seus funcionários.

O aplicativo ultrapassou o YouTube, Twitter, Instagram e Facebook em “tempo gasto” por adultos americanos em cada uma dessas plataformas nos últimos anos e está pouco atrás do Netflix, de acordo com a Insider Intelligence.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação