The news is by your side.

Ditadura da Nicarágua expulsa padre após celebrar a missa

0

Da Redação

 

Um padre católico panamenho denunciou nesta terça-feira (4) que foi expulso da Nicarágua e levado para a fronteira com Honduras, acusado de ter realizado uma procissão não autorizada da Semana Santa.

Ele foi interceptado na rodovia por uma viatura policial que o levou à fronteira, e disseram-lhe que “aqui não podes mais entrar”. Ao pedir seu passaporte, os policiais disseram que devolveriam depois de atravessar a fronteira da Nicarágua para Honduras.

Em uma entrevista à rádio RPC do Panamá, o padre Donaciano Alarcón esclareceu que sua expulsão não foi por realizar uma procissão no Domingo de Ramos fora do templo, mas sim por mencionar nas orações Dom Rolando Álvarez, bispo de Matagalpa e administrador apostólico de Estelí. Álvarez foi condenado em fevereiro a 26 anos e quatro meses de prisão por traição, por criticar e se opor ao regime de Ortega, ex-guerrilheiro de esquerda que soma 30 anos no poder.

Donaciano também esclareceu que nunca dirigiu comentários específicos contra nenhum partido político ou grupo social. No entanto, apesar de não questionar o poder, o sacerdote foi acusado de supostamente organizar o povo contra o governo.

Donaciano Alarcón

Desta forma, as relações entre o governo de Daniel Ortega e a Igreja continuam vivendo momentos de grande tensão, marcados pela expulsão e prisão de sacerdotes, a proibição de atividades religiosas, incluindo as procissões da Semana Santa, como a Via-Sacra.

Em declarações, o Arcebispo do Panamá pediu solidariedade ao povo da Nicarágua, um país mergulhado em uma longa crise. “Os homens de fé acreditam no poder da oração […] pedimos justamente que cesse a violência dos violentos. […] Sendo humanos, esquecemos a dimensão que estamos aqui passando e nos cremos eternos. […] Mas há um poder no Céu que, mais cedo ou mais tarde, coloca cada um em seu lugar”, ressaltou o Arcebispo do Panamá.

 

Com informações de ACI

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação