The news is by your side.

Relatório do FBI revela espiões russos atuando no Brasil

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

Da Redação

 

Um relatório da polícia federal americana, o FBI, traz detalhes sobre a possível atuação de espiões russos em solo brasileiro. O documento traz suspeitos que estariam se passando por brasileiros mas que possuem histórico nas forças armadas da Rússia.

Um dos nomes citados é o de Sergey Vladimirovich Cherkasov, de 37 anos, que é acusado de manter um nome brasileiro, de atuar com espionagem ilegal e promover fraudes oriundas de atividades ilegais nos EUA.

Cherkasov teria chegado ao Brasil em 2012, onde se estabeleceu com uma identidade falsa de brasileiro com o nome Victor Müller Ferreira, nascido em Niterói (RJ), em 4 de abril de 1989. Usando um disfarce de estudante, ele se mudou para os EUA em 2018 para fazer um estágio, e depois retornou ao país.

Ele se apresentava como sendo filho de brasileira com um português e criado na Argentina, “Ferreira” foi detido em abril de 2022 depois de ter sido deportado pela imigração na Holanda. Ele está preso até agora e é investigado por atos de espionagem, lavagem de dinheiro e corrupção. Ele já foi condenado a 15 anos de prisão.

Outro possível espião russo que dizia ter nascido no Brasil. Ele seria filho de austríacos tendo se passado por um empresário brasileiro do ramo de tecnologia. Afirma-se também que ele teria feito contratos com o governo federal. O Ministério da Defesa afirmou que tais contratos estão no Portal da Transparência e foram firmados pelos comandos da Marinha e do Exército.

Outro dos supostos espiões apontados no relatório do FBI é um coronel russo que no Brasil atendia pelo nome de José Assis Giammarria; seu nome em russo ainda é desconhecido.

 

Com Poder 360

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação