Passe bastante tempo no norte congelado do Alasca e você se acostumará a ver exibições impressionantes da natureza no céu. Principalmente na forma de cortinas brilhantes de luz criadas quando os ventos solares colidem com a atmosfera superior.
Para o fotógrafo Todd Salat, as auroras valem uma paciente espera no ar frio da noite. No entanto, no início da manhã de sábado, perto da cidade de Delta Junction, ele avistou um fenômeno meteorológico muito diferente de tudo o que já havia visto.
Contra um pano de fundo deslumbrante de luz verde ondulante, uma espiral azul floresceu de uma luz brilhante no horizonte norte, crescendo à medida que se movia rapidamente pelo céu.
Um lapso de tempo da vista incrível pode ser visto no clipe abaixo, começando em cerca de 1 minuto e 28 segundos no vídeo.
“Foi uma bela obra de arte no céu”, disse Salat ao Anchorage Daily News.
Felizmente, Salat estava preparado, capturando algumas fotos impressionantes da espiral para todos nós apreciarmos.
Por mais incomum que a visão possa ter sido para os residentes do Alasca, não é primeira vez que um redemoinho brilhante atraiu a atenção de observadores do céu. E tem uma explicação bem simples.
Algumas horas antes do aparecimento da espiral, na Vandenberg Space Force Base da Califórnia, a SpaceX lançou um foguete Falcon 9 contendo dezenas de satélites como parte de sua missão Transporter-7.
Minutos após o lançamento, o foguete de primeiro estágio voltou à superfície e pousou suavemente, disponível para ser reutilizado em futuras missões.
Enquanto isso, o estágio superior do Falcon 9 continuou em órbita, onde completou sua missão antes de descer de volta à Terra em uma espiral.
Liberando seu combustível restante na atmosfera superior, o vapor de água nos gases teria congelado em minúsculos cristais refletores de luz.
Embora só possamos realmente especular sobre a causa desse turbilhão brilhante em particular, espirais do céu apareceram em conexão com lançamentos de foguetes por anos.
Com as viagens espaciais comerciais decolando e tornando a tecnologia orbital mais barata, as espirais espaciais brilhantes devem se tornar menos misteriosas. O que significa que veremos mais obras de arte como esta florescendo no céu em um futuro próximo.