The news is by your side.

Direita vence e Santiago Peña é o novo presidente do Paraguai

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

CNN

Santiago Peña, candidato governista do Partido Colorado, é o presidente eleito do Paraguai, informou Jorge Bogarín González, presidente do Tribunal Superior de Justiça Eleitoral.

A chapa vice-presidencial de Peña é Pedro Alliana, e ambos derrotaram nas urnas a dupla formada por Efraín Alegre e Sole Núñez, do bloco oposicionista Concertação Nacional por um Novo Paraguai.

Os resultados preliminares da noite de domingo (30) indicavam que, com 98,90% das seções apuradas, Peña obteve 1.227.373 votos, o equivalente a 42,75% do total.

Santiago Peña tem 44 anos, é economista e, segundo seu perfil publicado no site oficial, é mestre em Administração Pública pela Columbia University.

Por anos, fez parte do Banco Central do Paraguai e atuou em conselhos de liderança da entidade.

Ele ocupou o cargo de Ministro da Fazenda, de 2015 a 2017, durante o governo de Horacio Cartes.

Em 2017, Penã concorreu com Benítez nas eleições internas do Partido Colorado, mas acabou perdendo. No ano seguinte, Benítez venceu as eleições gerais e o economista foi eleito para o conselho do Banco Amambay.

O presidente Mario Abdo Benítez parabenizou o candidato eleito com uma mensagem postada em sua conta no Twitter e garantiu que trabalhará “para iniciar uma transição ordenada e transparente”.

“Emprego, investimento em capital humano, saúde, educação. Os próximos anos podem ser os melhores para o Paraguai. Mas temos que colocar em prática todo o nosso conhecimento, experiência e determinação”, disse Peña.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação