The news is by your side.

José Medeiros apresenta projeto do voto impresso e diz que medida fortalece a democracia

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

Da Redação

 

O deputado federal José Medeiros (PL-MT) apresentou o projeto de Lei (nº 1.845/2023) que altera a Lei nº 9.504, de 30 de setembro de 1997, para estabelecer a impressão dos votos digitados na urna eletrônica e a realização da apuração dos votos impressos na própria seção eleitoral, sob a fiscalização dos representantes partidários e do Ministério Público Eleitoral.

Na justificativa do projeto, Medeiros argumenta que a adoção do voto impresso, com a verificação pelos cidadãos das informações impressas, é uma medida que aumenta a confiança no processo eleitoral.

“A implementação de um processo de votação segura e confiável é fundamental para garantir a transparência e a integridade das eleições no Brasil. A adoção do voto impresso e da verificação pelos cidadãos das informações impressas é uma medida que aumenta a confiança no processo eleitoral. Além disso, a presença de todos os partidos políticos e do Ministério Público na fiscalização e apuração dos votos garante a transparência e a imparcialidade do processo, reduzindo as possibilidades de fraude e garantindo que todos os votos serão devidamente contabilizados”, disse Medeiros, que é vice-presidente da Frente Conservadora pela Liberdade da Câmara dos Deputados.

O parlamentar esclarece que o voto impresso não significa o fim da votação eletrônica, pelo contrário, ele fortalece o processo eletrônico.

“O projeto propõe que uma cédula seja impressa logo após a votação na urna eletrônica, oportunizando que o eleitor possa conferir seu voto de forma mais transparente. A materialização do voto eletrônico fortalece a confiabilidade da urna eletrônica e a democracia”, frisa Medeiros, que protocolou o projeto do voto impresso no último dia 12 de abril.

Por fim, José Medeiros acredita que agora é possível aprovar o projeto do voto impresso, uma vez que atual legislatura tem uma bancada de direita fortalecida e que defende a modernização da urna eletrônica.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação