Da Redação
O prefeito Kalil Baracat sancionou a Lei nº 5051/2023, que formaliza o tombamento dessa manifestação centenária, visando a preservação e conservação de tradição e cultura dos católicos várzea-grandenses. O ato atendeu a um pleito da comunidade e foi anunciado durante a tradicional Missa em Ação de Graça ao aniversário da cidade, na matriz, igreja Nossa Senhora do Carmo, no Centro da cidade. Nesta segunda-feira (15), Várzea Grande comemora 156 anos de fundação.
Além do tombamento imaterial, o prefeito anunciou também apoio para obras de restauração e ampliação da centenária Igreja de Nossa Senhora da Guia, monumento histórico e turístico já tombado como patrimônio histórico de Várzea Grande e do Estado de Mato Grosso.
Uma força-tarefa foi montada para arrecadar fundos para construção e instalação de uma réplica da imagem de Nossa Senhora da Guia, com cinco metros de altura, na rotatória do Aeroporto Marechal Rondon. Como explicou o pároco, o padre Tarcísio Camilo, a prefeitura vai ajudar na instalação da imagem, mas é a comunidade católica quem vai arcar com os custos de produção da imagem.
“Até antes de iniciar a missa, tínhamos arrecadado pouco mais de R$ 20 mil de um total de R$ 85 mil, mas acabamos de receber a benção e nossa réplica acaba de ser quitada”.
Ainda conforme o padre Tarcísio, o local para contemplação de Nossa Senhora da Guia foi escolhido porque ela é também a protetora dos viajantes. “A cidade terá mais um cartão postal”.
O prefeito Kalil entregou ao pároco a cópia de uma outra lei que ele acabou de sancionar – também atendendo a um pleito da comunidade católica várzea-grandense – a lei 5055/2023 que tornou o dia 8 de dezembro, alusivo à Nossa Senhora da Conceição – Imaculada Conceição – um dia santo, e, portanto, feriado municipal.
“Em todos esses atos contamos com a apoio da Câmara Municipal que aprovou as propostas do Executivo, aprovando cada uma. Cumprimos mais um compromisso assumido na nossa gestão”, reforçou. “Votos renovados e forças restabelecidas para seguirmos entregando resultados e mantendo nosso compromisso de continuar trabalhando”, completou Kalil.