O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) divulgou um vídeo em suas redes sociais nesta quarta-feira (28), de uma declaração feita pelo presidente do PDT e ministro da Previdência Social de Lula, Carlos Lupi, onde o pedetista aparece fazendo exatamente aquilo que seu partido condenou em Bolsonaro e que motivou a sigla a ingressar com uma ação pela inelegibilidade do ex-presidente no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ou seja, colocar em dúvida a confiabilidade das urnas eletrônicas, tal como são, e questionar a legitimidade do processo eleitoral no Brasil.
“É esse o segredo de toda democracia no mundo, a possibilidade de recontagem, a possibilidade de conferência de voto. Hoje algumas pessoas mais à direita querem defender a impressão do voto. Não é por que eles estão hoje defendendo, que nós vamos deixar de defender aquilo que para a democracia é salutar. Já foi aprovado, inclusive, no Congresso Nacional, e o tribunal não quis fazer, porque disse, na época, que não tinha recursos para fazê-lo. Não tem recursos maiores para garantir a própria liberdade de expressão e a democracia do que investir na conferência do voto através da sua impressão. Nós, do PDT, através do nosso líder Leonel Brizola, fomos quem primeiro falou isso e temos coragem de claramente dizer a todo o povo brasileiro: sem a impressão do voto não há possibilidade de recontagem. Sem recontagem, a fraude impera”, disse Carlos Lupi.
Carlos Lupi, presidente do PDT: “Sem a impressão do voto, não há possibilidade de recontagem. Sem a recontagem, *a fraude impera”.* pic.twitter.com/3BZFoZK1fy
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) June 28, 2023