Acompanhe nossas noticias

The news is by your side.

MP da Venezuela abre processo contra as primárias da oposição

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

EFE

 

Nesta quarta-feira (25), o Ministério Público da Venezuela anunciou a abertura de um processo contra as eleições primárias realizadas pela oposição no último domingo, nas quais a ex-deputada María Corina Machado obteve 92% dos votos e se tornou a candidata desse bloco para as eleições presidenciais de 2024.

O procurador-geral, Tarek William Saab, informou a nomeação de dois investigadores especializados em crime organizado para averiguar uma eleição que ele chamou de “fraude” e nas quais 2,3 milhões de pessoas votaram, de acordo com dados oficiais.

“Há milhares de exemplos de denúncias que refletem a fraude total que ocorreu, zombando da vontade daqueles que quiseram apostar nesse processo”, declarou Saab.

A fala foi dada após ele exibir o mesmo vídeo divulgado pelo governo, no qual algumas pessoas se confundem durante a apuração em uma das 5 mil mesas instaladas para as eleições.

O MP presume que pelo menos quatro crimes foram cometidos no domingo: usurpação de funções; usurpação de identidade, com base na hipótese de que foram usados nomes de pessoas que não votaram; lavagem de dinheiro, já que a origem do dinheiro usado para realizar a eleição era desconhecida; e associação para cometer um crime.

Por esse motivo, o órgão convocará como testemunhas o presidente da Comissão Nacional de Primárias (CNP), Jesús María Casa, bem como a vice-presidente, Mildred Camero, e os 24 chefes das juntas regionais que organizaram as votações sem a ajuda do órgão eleitoral.

Saab anunciou que essas pessoas, entre as quais não mencionou a vencedora das primárias, terão que comparecer ao MP nos próximos dias para que possam prestar contas e responder pelas supostas irregularidades.

O Parlamento do país, controlado por governistas, denunciou na terça-feira que as primárias foram fraudulentas por várias razões, incluindo uma suposta alteração para cima no número de votos emitidos, uma alegação que o MP também apresentou nesta quarta-feira.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação