The news is by your side.

Fux aceita pedido da PGR e abre inquérito sobre “rachadinha” de Janones

0

Da Redação

 

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux determinou a abertura de um inquérito para investigar as condutas do deputado federal André Janones (Avante-MG) pela prática de “rachadinha” no gabinete do parlamentar. O ministro aceitou um pedido feito pela Procuradoria-Geral da República.

“Os pedidos de diligências formulados pelo Ministério Público Federal se encontram fundamentados nos indícios de suposta prática criminosa revelados até o momento”, escreveu o ministro. “Nesse contexto, a suspeita de prática criminosa envolvendo detentor de prerrogativa de foro perante o Supremo Tribunal Federal demanda esclarecimentos quanto à eventual tipicidade, materialidade e autoria dos fatos imputados”.

As denúncias surgiram a partir de áudios que mostram o esquema da rachadinha de Janones. Ele solicita a seus funcionários doações mensais de seus salários para cobrir gastos de campanha de 2016 à prefeitura do município mineiro de Ituiutaba.

O ministro estabeleceu um prazo de 60 dias para a realização das investigações. A Polícia Federal (PF) será responsável por marcar os depoimentos de Janones, de seus assessores e ex-assessores, como o ex-secretário parlamentar Cefas Luiz Paulino, que vazou os áudios. A PGR solicitou que eles apresentem todos os elementos relacionados aos fatos investigados.

Além disso, Fux acolheu outros pedidos feitos pela PGR, incluindo a exigência de que a Câmara dos Deputados envie ao tribunal a relação completa de todos os servidores que já trabalharam ou ainda trabalham no gabinete de Janones.

Serão requeridos também os registros e credenciais de acesso de cada servidor às dependências da Câmara, com os respectivos horários de entrada e saída do trabalho, bem como os históricos profissionais completos desses servidores, incluindo atos de nomeação, exoneração, declarações de parentesco e até mesmo as fichas financeiras com as remunerações. Por fim, serão solicitados os registros e controle de frequência dos horários de trabalho dos funcionários do gabinete.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação