The news is by your side.

Rebeldes por Cristo

0

 

Uma lei injusta não é lei nenhuma, e quanto mais a injustiça se torna a lei da terra, mais provável que o caos venha também. Por que? Porque a injustiça gera mais injustiça. A maioria dos humanos tem uma antena que pode distinguir o certo do errado, mas a maioria dos humanos também ignora essa antena em seu prejuízo. É muito mais fácil aceitar o mundo como ele é – mesmo quando ele está encharcado de depravação – do que se rebelar contra a opinião da maioria. É muito mais seguro ficar em silêncio diante de um pecado ultrajante do que ficar sozinho e dizer: “Isso está errado”. À medida que os erros cotidianos se acumulam, porém, as antenas humanas – mesmo aquelas que ficaram sem uso por muito tempo – começam a se contrair descontroladamente. Por que tantas pessoas hoje são afligidas pela tristeza? Porque os pecados são um fardo pesado para carregar. As montanhas do mal que se erguem em nosso mundo atormentam todas as almas. E somente lutando ativamente contra o caos resultante podemos esperar um dia encontrar a salvação.

Essa ideia – de que a luta contra o mal vale a qualquer custo – é mais fácil dizer do que fazer. Como as ações de qualquer pessoa podem fazer alguma diferença significativa? À medida que os cristãos de todo o mundo celebram o nascimento de Jesus Cristo, parece mais lógico perguntar: como uma pessoa dedicada a fazer a diferença pode finalmente não ter sucesso? Cristo veio à Terra para semear uma mensagem de esperança e redenção e morreu por nossos pecados. Seus discípulos espalharam essa mensagem pelo mundo, sofrendo tortura e morte, para que pudéssemos viver. Os cristãos têm sido perseguidos, presos e massacrados desde então, para que possamos ser salvos. Ao lado de seus sacrifícios, nossas dificuldades empalidecidas.

Admito que há um traço rebelde em mim. Gosto de infratores de regras que não têm medo do mal. A rebelião por causa da rebelião pode ser tão prejudicial quanto a injustiça. No entanto, a rebelião contra a injustiça para que alguém possa permanecer obediente a Deus é certamente justa. E quando você diz isso em voz alta dessa maneira – você escolherá as leis do homem ou as de Deus? – a resposta é óbvia. Então, eu sempre tive um ponto fraco em meu coração para os desordeiros devotos e incansáveis de Deus.

Como prova de que qualquer um de nós pode fazer a diferença na luta contra o mal, quero reconhecer os esforços dos contrabandistas da Bíblia em todo o mundo. Você sabia que homens e mulheres correm o risco de serem presos e executados ao entregar secretamente a Palavra de Deus a populações proibidas de receber a mensagem de Cristo? Assim como os apóstolos fizeram há dois mil anos, os seguidores de Cristo ainda arriscam a vida e a integridade física para espalhar Sua mensagem hoje. De fato, o último século foi agitado para os contrabandistas de Deus. Eles navegaram na Cortina de Ferro da União Soviética, no Partido Comunista Chinês e em supremacistas islâmicos com a intenção de erradicar o cristianismo. No entanto, os contrabandistas de Deus perseveraram.

Durante décadas, dois finlandeses chamados Antti e Esko contrabandearam Bíblias para a União Soviética e em todo o Bloco Oriental. Eles se moveram pelas florestas finlandesas na calada da noite, esconderam Bíblias em compartimentos secretos dentro dos tanques de gás de seus veículos e, eventualmente, começaram a fabricar componentes pré-fabricados que lhes permitiram mover dezenas de milhares de Bíblias por Leningrado, Moscou, Tula, Oryol, Kiev, Kishinev, Romênia e Bulgária. Eles sobreviveram a muitos controles de segurança e muitas “situações impossíveis”, e vários de seus colaboradores foram presos. Durante todos esses anos de perigo, porém, Antti e Esko encontraram forças através das Escrituras: O Senhor protegerá sua ida e sua vinda, agora e para sempre.

Em uma operação em andamento hoje, há cristãos imprimindo e contrabandeando Bíblias para países do Oriente Médio que torturam seguidores de Jesus Cristo. “Tentei me matar cinco vezes”, contou um contrabandista, que compartilhou a história de um crente tão grato por suas operações secretas que o homem abraçou sua nova Bíblia como o “livro mais importante da Terra”. Um defensor dessas missões perigosas se inspira no Livro de Josué: Seja forte e corajoso. Não temais, não desanimeis, pois o Senhor vosso Deus estará convosco por onde quer que vá.

Talvez o contrabandista da Bíblia mais conhecido tenha sido Andrew van der Bijl (conhecido pela maioria como irmão André, ele morreu no ano passado), um cristão destemido da Holanda que arriscou sua vida em inúmeras ocasiões para trazer luz às trevas dos regimes totalitários. Enquanto operava uma espécie de rede de espionagem cristã com missões clandestinas para entregar a Palavra de Deus, ele desenvolveu uma oração: “Senhor, na minha bagagem tenho a Escritura que quero levar para seus filhos. Quando estavas na terra, fizeste ver os olhos que eram cegos. Agora, eu oro, faça os olhos ficarem cegos. Não deixem que os guardas vejam aquelas coisas que o Senhor não quer que eles vejam”.

Essa oração o fez passar por encontros nervosos com guardas de fronteira da Guerra Fria, comunistas chineses e serviços de segurança islâmicos. Em uma operação de codinome Project Pearl, ele ajudou a coordenar a entrega de um milhão de Bíblias para uma mulher cristã chinesa conhecida como Mama Kwang e sua pequena equipe de “rebeldes” descarregarem de uma balsa na costa sul em uma única noite. Aquela “noite de milagres” de quarenta anos atrás foi creditada com a explosão da comunhão cristã na China de hoje.

Como o irmão André gostava de notar, “A Bíblia está cheia de pessoas comuns que foram a lugares impossíveis e fizeram coisas maravilhosas simplesmente porque decidiram seguir Jesus”. Inspirando outros com sua coragem, ele “estava sempre à procura de novos rebeldes e radicais dispostos a ir para os lugares mais sombrios da Terra, correndo risco de morte, para mudar o mundo”.

Você não precisa se tornar um espião internacional para ser um dos “rebeldes e radicais” do irmão André para Cristo. Deus nos abençoou com talentos especiais, e com esses talentos, cada um de nós tem obrigações especiais. Cabe a cada um de nós fazer o que puder, com firmeza e determinação. Rebelar-se contra os males deste mundo não requer nenhum convite adicional.

Entre seus muitos sermões sobre a importância do sacrifício e do trabalho árduo, o verdureiro e pregador leigo inglês Alfred Roberts atesta: “Não há promessa de facilidade para o servo fiel da Cruz, e não há desvio ao redor do Calvário. Você terá que ser um homem de coração humilde e, paradoxalmente, também um homem de autoridade. Deus não quer corações fracos para seus embaixadores. Ele quer o homem, que tendo comungado com o céu, nunca possa ser intimidado pelo mundo.”

Esse é um conselho inestimável. Não importa quão pequenos possamos nos sentir, quando agimos com Deus em nossos corações, não temos nada a temer. Tornamo-nos a rocha em torno da qual aqueles que não têm determinação devem se mover. Roberts sabia que a salvação da humanidade depende do caráter da humanidade e, portanto, passou muito tempo forjando em outras almas indestrutíveis cheias de virtude, tenacidade e perseverança. Por muitas medidas, ele foi bem-sucedido, mas é mais lembrado pela força moral de sua filha – conhecida em todo o mundo simplesmente como a Dama de Ferro (Margaret Thatcher).

Você nunca sabe quando suas palavras ou ações aparentemente mundanas podem acender uma chama de coragem em outra pessoa. Você não sabe como seu bom exemplo pode afetar o futuro do outro. Portanto, fale com coragem e viva sua vida como se olhos curiosos estivessem constantemente observando. Seja uma pessoa de gentileza e autoridade. Seja um dos valorosos embaixadores de Deus. Seja destemido, enquanto os outros tremem. Sede rebeldes contra a injustiça e desafiados contra o mal. E lembre-se disso: não importa o tirano que levante ou a iniquidade se espalhe, os filhos fiéis de Deus não têm nada a temer.

Feliz Natal, amigos.

 

J.B. Shurk, publicado no American Thinker. Shurk escreve sobre política e sociedade para o Gatestone Institute, Defending The Republic, RealClear Politics, LifeSiteNews.com, The Federalist e outros.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação