The news is by your side.

Nuvens arco-íris iluminaram os céus do Ártico por 3 dias

0

 

Uma onda de frio que varre o Ártico deixou as raras nuvens estratosféricas polares à vista por pelo menos três dias, entre 18 e 20 de dezembro, de acordo com o site spaceweather.com.

“As nuvens eram visíveis no céu durante todo o dia, mas as cores realmente explodiram pouco antes do pôr do sol”, disse o fotógrafo norueguês Ramune Sapailaite.

Observadores compartilharam fotos com spaceweather.com da Noruega, Suécia, Finlândia, Alasca e até mesmo do sul da Escócia,

Nuvem estratosférica polar acima de Oslo, Noruega. (Glenn Pettersen/Getty Images)

 

As nuvens, que também recebem o nome de nuvens nacreosas, aparecem apenas em climas extremamente frios. Eles são criados por minúsculos cristais de gelo que espalham a luz do sol criando pequenos arco-íris no céu.

Nuvens estratosféricas polares na Noruega. (Ramunė Šapailaitė/Facebook)

 

Os cristais estão suspensos no céu a uma altitude extremamente alta, cerca de 9,3 e 15,5 milhas acima da superfície.

Nuvens estratosféricas polares sobre as Ilhas Lofoten, Noruega. (Caven Images/Getty Images)

 

Isso é mais alto do que as nuvens geralmente se formam, mas em temperaturas extremamente frias, o vapor de água pode começar a coalescer, criando os cristais.

Nuvens estratosféricas polares na Noruega. (Ramunė Šapailaitė/Facebook)

 

Eles geralmente são vistos apenas algumas vezes por ano, mais tipicamente em janeiro. Por isso, vê-los por vários dias seguidos em dezembro é muito raro.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação